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Enem por escola 2012: só 2 públicas são top entre 20 melhores do DF

Do UOL, em São Paulo

2013-11-26T14:08:03

2013-11-29T11:46:54

26/11/2013 14h08Atualizada em 29/11/2013 11h46

Duas escolas públicas estão entre os 20 colégios com melhor desempenho no Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) no Distrito Federal. Para obter esse ordenamento, o UOL calculou a média das quatro provas objetivas do exame (linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza). As notas do Enem por escola foram divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação) nessa terça-feira (26).

A instituição com melhor desempenho do Distrito Federal é particular, o Colégio Olimpo DF obteve média de 679,55 pontos. Ela não aparecia na primeira lista divulgada pelo Inep.

A primeira pública a aparecer é o Colégio Militar de Brasília, em 12° lugar, com 610,23 pontos. Em 20° lugar aparece o Colégio Militar Dom Pedro II (592,91).

VEJA OS COLÉGIOS DO DF COM AS MELHORES NOTAS NO ENEM 2012

EscolaRedeTotal de alunosAlunos participantesMédia geral*
1º - COLEGIO OLIMPO BRASILIAPRIVADA6053679,55
2º - COL GALOISPRIVADA207178654,86
3º - COL PODIONPRIVADA4831645,66
4º - CED SIGMA ASA NORTEPRIVADA253241645,54
5º - CED SIGMAPRIVADA446406641,77
6º - COL SAGRADO CORACAO DE MARIAPRIVADA3531625,70
7º - CED LEONARDO DA VINCI - UNIDADE TAGUATINGAPRIVADA225188624,67
8º - CE CANDANGUINHO - CECANPRIVADA1816622,38
9º - CED LEONARDO DA VINCI - UNID ASA NORTEPRIVADA255209619,46
10º - CED LEONARDO DA VINCIPRIVADA11791614,92
11º - COL MARISTA DE BRASILIA - ENS MEDIOPRIVADA427318612,69
12º - COL MILITAR DE BRASILIAFEDERAL488385610,23
13º - INSTEI - CEPRIVADA1410601,56
14º - COL MARISTA JOAO PAULO IIPRIVADA7664601,43
15º - COL MADRE CARMEN SALLESPRIVADA5444600,96
16º - COL CIMANPRIVADA7956599,59
17º - COL PRESBITERIANO MACKENZIE - BRASILIAPRIVADA6752597,10
18º - CED CATOLICA DE BRASILIAPRIVADA335294594,41
19º - CED MARIA AUXILIADORAPRIVADA2015593,62
20º - COL MILITAR DOM PEDRO IIESTADUAL11490592,91
21º - CED SIGMA AGUAS CLARASPRIVADA3628592,27
  • *O cálculo da média foi feito somando as notas das quatro provas objetivas e dividindo por quatro. A nota da redação não entra na soma, pois a correção não é feita com a TRI
  • **O Colégio Olimpo Brasília não aparecia na primeira lista divulgada pelo Inep na terça (26)
  • Fonte: MEC/Inep

Foram divulgados apenas os resultados das escolas com mais de 50% de participação dos alunos do 3º ano do ensino médio. O MEC não disponibilizou ainda a tabela completa com a informação da cidade em que estão localizadas as escolas.

Ranking nacional

O Estado de Minas Gerais tem seis escolas entre as 20 mais bem avaliadas. Na sequência, chegam os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, cada um com cinco escolas cada um entre as mais bem avaliadas. 

Após revisão de nota do Inep, o topo do ranking ficou com o paulista Objetivo Colégio Integrado, que teve média geral de 740,81. O mineiro Colégio Bernoulli (Unidade Lourdes) aparece em segundo lugar, com média geral 722,15. Em seguida outra escola mineira, com nota 720,89, fica entre as melhores -- é o Colégio Elite Vale do Aço, que apareceu no ano passado em 2º lugar.

Após a divulgação dos dados pelo Inep em que foi notada a ausência de escolas tradicionais, 24 colégios entraram com pedido de reexame. Até a quarta-feira (27), o Inep acrescentou à lista três escolas, entre elas o Objetivo Colégio Integrado.

Uso do Enem por escola

Esse índice costuma ajudar a medir a qualidade do ensino básico das instituições e é bastante utilizado na escolha de escolas da rede privada. No entanto, especialistas fazem ressalvas sobre a utilização dessa métrica, porque é preciso analisar as condições das instituições que se pretende comparar. Por exemplo, não seria adequado comparar uma escola pública sem infraestrutura com uma outra escola, mesmo que seja pública em melhores condições.

Uso do Enem por escola

Esse índice costuma ajudar a medir a qualidade do ensino básico das instituições e é bastante utilizado na escolha de escolas da rede privada. No entanto, especialistas fazem ressalvas sobre a utilização dessa métrica, porque é preciso analisar as condições das instituições que se pretende comparar. Por exemplo, não seria adequado comparar uma escola pública sem infraestrutura com uma outra escola, mesmo que seja pública em melhores condições.

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