Topo

Inep divulga resultado da segunda fase do Revalida 2013

Do UOL, em São Paulo

23/12/2013 18h53

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta segunda-feira (23) o resultado da segunda fase do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) de 2013. A consulta por ser feita no site do Inep.

A segunda etapa do exame é formada por provas de habilidades clínicas. Dos 111 médicos que fizeram a segunda etapa, 109 (94,78%) foram aprovados.

Revalida

  • Acervo Pessoal

    Formado na Rússia, médico vai gastar R$ 10 mil para validar diploma

O Revalida é um exame realizado por médicos estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil e por brasileiros que concluíram o curso de medicina no exterior. Em 2013, o exame teve a adesão de 37 universidades públicas.

Dos 109 médicos aprovados na segunda fase do exame, 50 são brasileiros. Outros dois países latino-americanos encabeçam a lista de localidades com maior número de aprovados: Bolívia e Colômbia, com 22 e seis aprovados respectivamente.

A América Latina é a origem da maior parte dos diplomas aprovados no exame: Bolívia, Cuba e Paraguai, com 33, 14 e 14 participantes diplomados, respectivamente, representam 55% dos aprovados nas provas de habilidades clínicas do Revalida 2013.

O Revalida foi criado em 2011 e é aplicado uma vez por ano. Entram na avaliação conteúdos e competências das cinco áreas de exercício profissional: cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica. O exame estabelece níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área.