PUBLICIDADE
Topo

MEC divulga notas individuais do Enem 2013; consulta está no ar

Do UOL, em São Paulo

03/01/2014 23h15Atualizada em 06/01/2014 19h33

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 estão disponíveis para consulta no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O MEC (Ministério da Educação) colocou o resultado no ar nesta sexta (3).

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos. A nota também pode ser utilizada para participação do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.

171 mil vagas no Sisu

Os participantes do Enem de 2013 poderão concorrer a 171.756 vagas em instituições públicas de ensino superior a partir de segunda-feira, 6, quando o Sisu abre as inscrições. O número de vagas é 33% maior do que o ofertado no primeiro semestre do ano passado.

Saiba quais são as 115 instituições participantes do Sisu, clicando aqui.

O Sisu centraliza as vagas em instituições de ensino superior, sobretudo federais, que adotam o Enem como processo seletivo único para seus cursos ou parte deles. Durante o período de inscrições, os candidatos podem testar se é possível ingressar nos cursos pretendidos a partir da nota de corte divulgada ao fim de cada dia. As inscrições ficam abertas até o dia 10 e são feitas pela internet.

Demorou

Dilma Bolada comentou na madrugada a divulgação das notas do  Enem 2013. O personagem fictício, criado pelo carioca Jeferson Monteiro, trava um diálogo com o ministro Aloizio Mercadante (Educação).

O ministro pergunta à Dilma Bolada sobre o "pendrive com as notas do Enem" no suposto diálogo. Ao que a presidente responde: "está comigo". Dilma Bolada manda, então, que Mercadante voe até a Bahia (onde a presidente Dilma de fato passa férias) para buscar as notas. O humor, como é do feitio da presidente Bolada, impera.

Como o MEC (Ministério da Educação) não tinha avisado dia e horário exatos da divulgação, inscritos expressaram sua ansiedade e insatisfação durante toda a sexta nas redes sociais. No Twitter, diversos perfis comentam, sem parar, sobre a nota do Enem. Para ver algumas postagens, clique aqui.

 

Vestibular