Topo

De medicina a pedagogia, jornalistas do UOL testam sua nota no Sisu

Do UOL, em São Paulo

07/01/2014 18h37

No Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), o UOL mandou três de seus jornalistas novamente para as salas de vestibulares do país enfrentarem dois dias de provas, 180 questões e uma redação. Com a nota do Enem nas mãos e as notas de corte prévias divulgadas, o UOL fez algumas pesquisas para ver em quais cursos públicos os repórteres teriam chance de passar na seleção do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Um aviso: as possibilidades foram pesquisadas, mas não realizamos inscrições para não atrapalhar o andamento do sistema.

Veja também

  • Shutterstock

    Administração e direito são os cursos com mais inscrições no Sisu 2014

  • Arte UOL

    Guia para escolha da faculdade ajuda a fugir de pegadinhas publicitárias

Sem qualquer preparação prévia, nenhum de nossos "candidatos" poderia disputar com chances uma vaga em curso de medicina nas 53 instituições públicas que o oferecem pelo Sisu. As notas de corte para ampla concorrência do primeiro dia eliminam os três na disputa que tinha, até as 11h, concorrência de 60,47 candidatos por vaga

Deixando o sonho do bisturi de lado, nossa jornalista de Brasília teria de abandonar o Distrito Federal e conhecer São Borja (RS) se quisesse uma nova oportunidade no curso de jornalismo. Na seleção da Unipampa (Universidade Federal do Pampa), seus 621,74 pontos seriam (até agora) suficientes para obter a vaga. A nota de corte de ampla concorrência no primeiro dia foi fechada em 621,06. 

Na UnB (Universidade de Brasília), na UFV (Universidade Federal de Viçosa) e na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), seu desempenho no Enem seria insuficiente para lhe garantir a profissão de repórter. 

Medicina não deu

Diretamente de Salvador, o segundo candidato do UOL já pensou em fazer o curso de direito, mas seu desempenho no Enem 2013 não lhe garantiria um posto em nenhum dos três campi da Uneb (Universidade do Estado da Bahia). O curso da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador, também não seria uma opção possível. Tampouco a nota de corte da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), em Ilhéus, seria alcançada por seus pontos no exame nacional.

Para concretizar a vontade de se tornar advogado, a opção seria migrar e ficar com uma vaga no curso da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), em Piripiri. A nota de corte de ampla concorrência do primeiro dia foi fechada em 656,68 pontos, o repórter alcançou os 658,28 pontos.

Já a jornalista de Belo Horizonte, para se manter no Estado de Minas Gerais, com o maior número de vagas do Sisu, poderia usar seus pontos no Enem para concorrer a uma vaga de pedagogia.

Não seria a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) a oferecer uma de suas vagas a nossa repórter, que obteve 552,80 pontos no processo seletivo. No campus Pampulha, a nota de corte do curso de pedagogia está em 631,60 pontos. No entanto, a UFU (Universidade Federal de Uberlândia), em Ituiutaba, seria um bom lugar para tentar uma vaga. A nota de corte do curso noturno é 535,58 pontos, por enquanto.

Se assim quisessem, os três jornalistas poderiam frequentar as aulas do curso de pedagogia e seguirem a docência.

Nota de corte

Desde as 2h desta terça-feira (7), os candidatos às 171.401 vagas disponíveis no sistema podem consultar as notas de corte prévias de cada um dos 4.723 cursos. Essa nota é gerada conforme as avaliações dos candidatos inscritos para cada curso e muda constantemente até as 23h59 de sexta (10), quando terminam as inscrições no Sisu. Até lá, os inscritos podem alterar suas opções de cursos no sistema.

Como as instituições podem dar pesos diferentes a cada uma das quatro provas objetivas e à redação em seu processo seletivo, a nota de cada candidato varia conforme o curso e a instituição escolhida. A UFRJ, por exemplo, dá peso 3 à nota da redação, já a UnB dá peso 1 à redação, mas atribui mais valor às provas específicas (ciências humanas ou naturais) conforme o curso escolhido. 

Além disso, a nota de corte muda para cada tipo de concorrência em que o candidato disputa. As instituições federais têm cotas para estudantes egressos de escola pública, de baixa renda, pretos, pardos e indígenas. Fora essas reservas, algumas instituições oferecem outras ações afirmativas, como bônus na pontuação para certas categorias.

Para saber qual a nota de corte do curso desejado, o estudante terá de buscar o curso em cada instituição e checar as notas de corte para as concorrências a que ele está habilitado. A próxima prévia de nota de corte será divulgada às 2h de quarta-feira (8), segundo o MEC.

Confira os 5 cursos com mais inscrições no Sisu 2014*

CarreiraInscriçõesVagasRelação candidato/vaga
Administração192.5826.13531,39
Direito191.1074.72440,45
Medicina176.8762.92560,47
Engenharia Civil106.3113.05334,82
Educação Física84.1253.02427,82
  • Fonte: MEC
  • * Balanço feito às 11h de terça-feira (7)