Topo

Na Índia, livro escolar diz que Japão jogou bomba nuclear nos EUA

9.jan.2013- Uma foto rara mostrando uma nuvem em forma de cogumelo causada pela bomba atômica de Hiroshima foi descoberta, segundo informou o Memorial da Paz, em Tóquio, no Japão - AFP/Escola Honkawa
9.jan.2013- Uma foto rara mostrando uma nuvem em forma de cogumelo causada pela bomba atômica de Hiroshima foi descoberta, segundo informou o Memorial da Paz, em Tóquio, no Japão Imagem: AFP/Escola Honkawa

Do UOL, em São Paulo

26/02/2014 16h50Atualizada em 26/02/2014 16h50

Um livro escolar indiano para crianças de oito anos ensina que o Japão jogou uma bomba nuclear nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e que Mahatma Gandhi foi assassinado nove meses após sua verdadeira data de morte.

O livro didático de ciências sociais, que seria usado por mais de 50 mil alunos de Gujarat, teria cerca de 150 erros - de informação, gramática e ortografia. As informações são do Daily Mail

Segundo o livro, Gandhi foi assassinado em 30 de outubro de 1948. Ele de fato foi morto a tiros, mas em 30 de janeiro do mesmo ano, em Nova Déli, por um hindu radical.

Já a bomba atômica foi lançada pelos EUA nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. O ataque americano foi decisivo para o fim da Segunda Guerra Mundial na Ásia, com a rendição do Japão.

Os estudantes de Gujarat também aprendem erroneamente que, ao se tornar independente, o Paquistão passou a ser chamado de "Islamic Islamabad". O livro também erra ao localizar a capital do país. 

Segundo o responsável pela publicação do livro, os exemplares não serão recolhidos e as correções serão divulgadas na internet.