Topo

PM vai reforçar segurança na Ufal após arrastão dentro de sala de aula

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

09/05/2014 13h52

O registro de assaltos dentro das salas de aula do campus da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), em Maceió, levou a reitoria da universidade a pedir a instalação de um posto da Polícia Militar no local.

O pedido foi feito pelo reitor Eurico Lôbo na noite de quinta-feira (8), um dia após universitários do curso de serviço social serem surpreendidos por um grupo armado durante uma invasão às salas 103 e 203 do bloco 13.

Segundo estudantes, eles foram surpreendidos por dois homens, que renderam quem estava dentro das salas e fizeram um arrastão levando dinheiro, bolsas, carteiras e telefones celulares. “Um ficou na porta apontando a arma enquanto os outros pegavam tudo que viam pela frente. Foi horrível”, contou uma aluna do 5ª período de serviço social, que pediu para não ser identificada.

Estudantes contaram que esta foi a segunda vez que o bloco do serviço social foi assaltado. Há duas semanas houve outro assalto, também durante o período noturno.

O comandante geral da PM de Alagoas, Marcos Pinheiro, garantiu que na próxima segunda-feira (12) o policiamento dentro da Ufal será reforçado. Os policiais farão rondas em carros, motos e a cavalos dentro do campus --durante a noite o policiamento será mais intenso. A medida foi tomada após uma reunião entre a reitoria da Ufal e o comando da PM, na noite dessa quinta-feira.

Vigilante baleado

O campus da Ufal em Maceió vem enfrentando problemas de falta de segurança nos últimos meses. Os estudantes criaram um blog para relatar as ocorrências e quem é vítima grava um vídeo contando o ocorrido.

O caso mais grave ocorreu durante o réveillon deste ano. Um vigilante foi baleado nas costas e morreu quatro dias depois ao tentar impedir um arrombamento em um dos prédios da Ufal. José Nivaldo Tenório da Paz estava fazendo rondas nos prédios do campus quando foi surpreendido por um homem armado que estava arrombando uma das salas da Ufal. O vigilante morreu no Hospital Universitário.

Alunos relataram que o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que fica dentro da Ufal, foi arrombado três vezes este ano. A última investida criminosa ocorreu durante o feriado da Semana Santa, quando uma das salas teve as grades das janelas serradas e criminosos levaram dois computadores.