Veja cinco curiosidades sobre o Dia do Trabalho
O Dia Mundial do Trabalho é celebrado no Brasil oficialmente há 90 anos. Foi em 1925, por meio de um decreto do então presidente Artur Bernardes, que o 1º de maio foi instituído como feriado nacional.
Comemorada hoje com shows e palestras, a data no passado já foi sinônimo de protestos e conflitos. Mas você sabe como nasceu o Dia do Trabalho? Veja essa e outras curiosidades sobre o tema.
1- Por que existe o Dia do trabalho?
O Dia Internacional do Trabalho surgiu para homenagear a luta de trabalhadores por melhores condições de trabalho.
No dia 1º de maio de 1886 trabalhadores de Chicago (EUA) organizaram uma greve geral. Uma das reivindicações era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8h diárias. O ato paralisou os Estados Unidos e ficou marcado por passeatas, piquetes e violência.
Os confrontos entre policiais e operários resultou na morte de centenas de manifestantes e policiais. Além disso, dezenas de pessoas ficaram feridas no conflito conhecido como Revolta de Haymarket.
O Dia do Trabalho foi oficializado três anos depois (1889) em referência à tragédia de Chicago e à luta por melhores condições de trabalho. No Brasil, o 1º de maio foi oficializado como Dia do Trabalho em 1925, por um decreto de Artur Bernardes, ex-presidente do país.
2- Estados Unidos e o “Labour Day”
Conhecido como “Labour Day”, o Dia do Trabalho nos Estados Unidos não é comemorado em 1º de maio. A data cai sempre na primeira segunda-feira do mês de setembro.
Criado pelo movimento operário, o objetivo do "Labour Day" é homenagear a luta das pessoas por melhores condições de trabalho e valorizar a contribuição dos trabalhadores para o país.
O primeiro Dia do Trabalho foi comemorado em 5 de setembro de 1882, em Nova York. Segundo o Departamento de Trabalho dos EUA, a ideia do “feriado de operários” se espalhou e com o passar dos anos foi ganhando mais adeptos no país.
O “Labour Day” passou a ser feriado nacional nos Estados Unidos em 1894 e a comemoração é simbolizada por festas, piqueniques e desfiles.
3- Regiões da Austrália comemoram em datas diferentes
A data do Dia do Trabalho na Austrália varia de acordo com os estados e territórios. Ela é celebrada nos meses de março, maio e outubro.
Neste ano, o Dia do Trabalho foi comemorado pela Austrália Ocidental em 2 de março. Já os estados Victoria e Tasmânia celebraram a data no dia 9 de março. O território norte do país vai comemorar em 4 de maio e o restante no dia 5 de outubro.
4- Dia do trabalho como sinônimo de festa no Brasil
O 1º de maio antigamente era reservado para protestos, passeatas e críticas, mas o Dia do Trabalho foi ganhando outra característica no Brasil com o Governo de Getúlio Vargas.
Aos poucos a data foi se transformando em celebração, com festas populares e desfiles simbólicos. Tudo em decorrência da forte propaganda trabalhista do período Vargas.
O presidente passou a usar o 1º de maio para anunciar leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores. A Justiça do Trabalho (1941) e a CLT (1943), por exemplo, foram instituídas na data.
5- China e Nigéria têm só 5 dias de férias por ano
O 1º de maio é marcado pela luta por melhores condições de trabalho. E a possibilidade de tirar férias é uma das conquistas adquiridas com o passar dos anos. Mas você sabia que o período estabelecido por lei para o descanso dos funcionários não é igual ao redor do planeta?
A OIT (Organização Internacional do Trabalho) sugere que o trabalhador tenha direito a um mínimo de três semanas de descanso remunerado. Apesar disso, nem todos os países seguem essa linha.
Na China e na Nigéria, por exemplo, os funcionários têm direito a cinco dias de férias por ano. México e Japão permitem seis e oito dias úteis de descanso, respectivamente.
Já aqui no Brasil, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) define 30 dias corridos de férias para o trabalhador (contando os finais de semana).
$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://educacao.uol.com.br/quiz/2014/05/01/quando-surgiu-o-dia-mundial-do-trabalho.htm')
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.