Alunos ocupam reitoria da Federal de Juiz de Fora e cobram verba estudantil
Alunos da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), situada na cidade de Juiz de Fora (278 km de Belo Horizonte) ocupam a reitoria da universidade desde a última segunda-feira (18) e reivindicam, principalmente, a retomada do repasse de verba das bolsas do Apoio Estudantil que teria sido cortado.
Conforme página criada no Facebook intitulada “#OcupaUFJF”, os organizadores do movimento pedem também mais moradias e apoio estudantis, melhoria na segurança na infraestrutura da universidade.
A decisão em ocupar a reitoria se deu após reunião feita entre os estudantes e representantes da universidade no dia 18. Uma ata foi produzida contendo o teor do encontro.
As discussões feitas entre os universitários que ocupam a reitoria estão sendo transmitidas pela internet.
Em nota, a assessoria da universidade informou que dirigentes da instituição escalados para a reunião com os alunos informaram a eles ter admitido “limitações e dificuldades, reconheceram falhas a corrigir e se comprometeram com avanços nas respostas até a próxima reunião acertada com os estudantes”, marcada para a próxima sexta-feira (22) e que contará com a presença do reitor Júlio Chebli.
Esse encontro, segundo a reitoria, terá como foco o apoio estudantil, meio-passe estudantil e segurança no campus.
Ainda de acordo com o texto, o pró-reitor Alexandre Zanini “comprometeu-se a estudar meios de remanejar mais verbas do orçamento de custeio para o orçamento do apoio estudantil”.
“A Administração Superior, reafirmando seu compromisso com a democracia, garante o direito de manifestação das e dos estudantes que neste momento estão ocupando o prédio da Reitoria’, finalizou a nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.