Topo

Enem: Candidato faz mais de mil pontos e tem maior nota da história; entenda

Wanezza Soares/UOL
Imagem: Wanezza Soares/UOL

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

08/01/2016 21h09Atualizada em 11/01/2016 10h30

Um candidato tirou 1.008,3 pontos na disciplina de matemática e cravou a maior nota da história do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas é possível fazer mais de mil pontos? Sim, uma vez que não existe uma nota máxima por disciplina, como acontece com redação; entenda.

O Enem utiliza uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Na TRI, leva-se em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.

"As pessoas talvez não estejam entendendo muito bem a nota passar de mil, mas elas nunca estranharam a nota não chegar a zero", comenta Marcello Menezes, professor de matemática QI Vestibulares.

Se você erra uma questão fácil e acerta uma difícil, o exercício difícil, que teria um valor alto, passa a ter um menor. "Isso é feito com um conjunto de questões fáceis, medianas e difíceis", diz Menezes. Por conta da TRI, não é possível afirmar nem sequer se o candidato que tirou mais de mil em matemática tenha acertado todas as questões.

"Não necessariamente se você acertar as 45 tira nota mil, nem se errar todas tira nota zero. Trata-se de um cálculo matemático de alto nível. Você está sendo comparado com outras pessoas."

Matemática conteudista

O diferencial em matemática, segundo o professor, é que a discrepância entre quem sabe muito e quem sabe pouco sobre a disciplina é "gritante" no Enem -- neste ano, a matéria também teve a menor nota entre as provas: 280,2 pontos.

Anualmente, a diferença entre as notas máximas de linguagens e códigos e matemática aumenta. "A prova de matemática, historicamente, sempre teve a maior nota. E, quanto mais conteudista é a prova, mais distante fica a diferença entre a maior e a menor nota", avalia.

O professor Marcello Menezes acredita que o resultado histórico aconteceu porque mais pessoas compreenderam a importância da matemática para passar no vestibular. "Matemática é a disciplina que mais reprova no Enem. Se o aluno tenta uma vaga em medicina, ele sabe que precisa dela", diz. "O aluno que tira uma nota maior nela larga na frente."