Topo

Estudantes ocupam escola em Sorocaba em protesto contra MP do Ensino Médio

Faixa colocada pelos estudantes que ocupam a Escola Estadual Professora Ossis Salvestrini Mendes, em Sorocaba - Divulgação
Faixa colocada pelos estudantes que ocupam a Escola Estadual Professora Ossis Salvestrini Mendes, em Sorocaba Imagem: Divulgação

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto

08/10/2016 11h23

Em protesto contra a medida provisória que muda a estrutura do ensino médio no país, um grupo de estudantes ocupa a Escola Estadual Professora Ossis Salvestrini Mendes, em Sorocaba (SP), desde a noite de quinta-feira (6). A medida provisória, anunciada pelo governo de Michel Temer (PMDB) , altera o currículo e o funcionamento do todo o ensino médio

Um boletim de ocorrência foi registrado pela direção da escola, mas os estudantes afirmam que não deixarão o local até que a medida seja revista.

A ocupação da unidade escolar foi a primeira no Estado de São Paulo para protestar contra as mudanças implementadas por Temer. Os estudantes que ocuparam o prédio da escola estadual fazem parte do Novo Comando Estudantil, grupo que também se manifesta contrário à reforma da previdência social e o projeto da escola sem partido. Os dois tópicos, segundo lideranças do grupo, também estão na pauta de reivindicações.

A partir da nova medida provisória, apenas três disciplinas seriam obrigatórias em todo o ensino médio - português, matemática e inglês. Todas as outras poderão ser escolhidas pelos estudantes, que deverão optar por percursos formativos diferentes, como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico. A intenção é também aumentar o número de escola com sete horas de aula por dia. O novo formato deve passar a valer somente em 2018, se o Congresso Nacional aprovar a MP.

Segundo Lucan Dantas, um dos líderes do movimento, os estudantes, acompanhados de lideranças de movimentos sociais, chegaram à escola por volta das 7h de quinta-feira. A diretoria da escola tentou impedir a entrada dos alunos, mas não houve acordo. Eles alegam que só vão sair se o governo federal rever as medidas anunciadas. "Estamos lutando pela qualidade na educação, para nós e para as gerações futuras. Estamos mobilizados e queremos discutir essa ação autoritária do governo", conta.

O grupo não descarta a possibilidade de outras escolas serem ocupadas. "Esse é um movimento que não é isolado e que pode ser expandido para outras escolas. Iremos avaliar conforme acontecer o andamento da ocupação", informa.

Outro lado

Por causa da ocupação, a escola informou que as aulas foram suspensas e todas as atividades que são realizadas na escola foram canceladas.  Procurada, a Diretoria Regional de Ensino informou que tem investido no diálogo com alunos, mas que eles rejeitaram as tentativas de negociação. A instituição informou ainda que "nenhuma das reivindicações do protesto são de responsabilidade" da Secretaria Estadual de Educação, tratando-se de questões ligadas ao governo federal.

A Diretoria de Ensino garantiu, ainda, que haverá o cumprimento dos 200 dias letivos previstos em lei e que o conteúdo das aulas perdidas será reposto.

Sobre as mudanças propostas pelo governo, a principal crítica feita é que o programa foi imposto por medida provisória, o que o ministro da Educação, Mendonça Filho, costuma rebater falando que as mudanças são “urgentes”.