Topo

A 2 horas do 1º dia do Enem, 1,18 milhão não sabiam onde fazer a prova

Chegou a hora! Veja as dicas do UOL para não se atrapalhar

UOL Notícias

Do UOL, em Brasília

05/11/2016 12h34Atualizada em 05/11/2016 13h14

Duas horas antes do início das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 1,18 milhão de alunos ainda não haviam consultado os seus cartões de confirmação com a indicação dos seus locais de prova. A informação foi divulgada neste sábado (5) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Esse valor equivale a 14% de todos os 8,6 milhões de inscritos.

O Enem será realizado em todo o Brasil neste sábado e domingo (6). A nota do exame é aceita por dezenas de universidades públicas e privadas como parte do processo seletivo para o acesso às vagas.

Os portões dos locais de prova onde o exame será realizado neste sábado foram abertos às 12h (horário de Brasília) e serão fechados às 13h (horário de Brasília). A prova, que terá duração de 4h30, será iniciada às 13h30 (horário de Brasília).

O UOL terá o gabarito extraoficial e resolução comentada, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo a partir das 18h.

O exame deste ano está sendo marcado pela polêmica em torno da ocupação de pelo menos 400 escolas em diversos Estados do Brasil por estudantes que protestam contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, que estabelece um teto para despesas do governo, e a MP (Medida Provisória) 786, que prevê a reforma do ensino médio.

Para os alunos que iriam fazer as provas do Enem em escolas que foram invadidas, o exame será aplicado nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep.