Topo

Provas do Enem começam às 13h30; 8 milhões fazem exame em todo o Brasil

Do UOL, em Brasília

05/11/2016 11h57

As provas do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 começaram às 13h30 (horário de Brasília) em todo o Brasil. Os portões dos locais de prova foram fechados em todo o Brasil às 13h (horário de Brasília). Os portões foram abertos uma hora antes, às 12h (horário de Brasília). O primeiro dia de provas terá duração de 4h30. O UOL terá o gabarito extraoficial e resolução comentada, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo a partir das 18h.

O primeiro dia de provas do Enem acontece em meio a um clima de conturbação política devido às ocupações de pelo menos 400 escolas feitas por alunos que protestam contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que pretende impor de um teto de gastos para o governo e contra a MP (Medida Provisória) 746, que prevê a reforma do ensino médio.

A polêmica em torno da edição o Enem deste ano foi parar na Justiça Federal. Nesta semana, o MPF-CE (Ministério Público Federal) do Ceará pediu o cancelamento do exame alegando que a realização de provas em datas diferentes feria o princípio da isonomia da seleção.

A nota do Enem atualmente é aceita por dezenas de universidades públicas e privadas como parte do processo de seleção para as vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino. Apesar do pedido feito pelo MPF-CE, a juíza federal Elise Avesque Frota, substituta da 8ª Vara Federal do Ceará, negou o pedido sob o argumento de que o cancelamento da prova iria ocasionar “danos ainda maiores”.

De acordo com o planejamento do MEC (Ministério da Educação), os alunos das unidades afetadas farão as provas no fim de semana de 3 e 4 de dezembro.

Tipo e horário das provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma, com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação. No sábado, os estudantes respondem as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. A duração máxima da prova é de quatro horas e meia.

No domingo (6), é a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. O tempo para a prova nesse dia é maior: cinco horas e meia.

Além de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, o candidato também precisa levar para a prova documento original com foto válido.