Topo

Sisu abriu hoje as inscrições para quase 52 mil vagas em ensino superior

Wanezza Soares/UOL
Imagem: Wanezza Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/05/2017 04h00

Os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 já podem se inscrever para o segundo processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2017. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59min do dia 1 de junho.

O cadastro é realizado exclusivamente pelo site do Sisu. Para concorrer, é necessário que o estudante tenha feito o Enem 2016 e não tenha zerado a nota da redação. Algumas universidades públicas, entretanto, exigem uma nota mínima para inscrição em determinados cursos, o que será comunicado ao candidato pelo próprio sistema de inscrição do Sisu.

Ao todo, são oferecidas 51.913 vagas para 1.462 cursos em 63 universidades e institutos federais. O candidato deve utilizar seu número de inscrição e senha utilizado no cadastro do Enem 2016.

Os estudantes têm a opção de concorrer por duas opções de cursos, em ordem de preferência, podendo mudar essas escolhas até o término do período de inscrição.

Em chamada única, a lista dos candidatos selecionados deve ser divulgada no dia 5 de junho. A lista de espera para os candidatos que ainda desejam concorrer as vagas estará aberta de 5 a 19 de junho.

Como funciona o Sisu

A cada ano são abertas duas edições do Sisu --uma para o primeiro e outra para o segundo semestre.

Após a abertura das inscrições, as notas de corte de cada curso (tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas) são divulgadas uma vez a cada dia. Além disso, o candidato pode consultar sua classificação parcial nas opções de curso feitas por ele.

Durante todo o período de inscrições, os candidatos podem alterar suas escolhas de curso e também de instituição de ensino.

Ao final das inscrições, caso o candidato tenha nota suficiente para ser convocado em suas duas escolhas, ele será chamado no curso que marcou como primeira opção.

O cálculo diário das notas de corte leva em conta o total de candidatos inscritos em cada curso e o número de vagas disponíveis. A nota de corte válida, no entanto, é aquela registrada no último dia de inscrições.