Topo

Selecionados na 1ª chamada do Sisu já podem fazer matrícula nas faculdades

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 04h00

Já estão abertas as matrículas nas instituições de ensino superior pelos selecionados em primeira chamada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre. Os candidatos selecionados devem fazer até a próxima terça-feira (13) a matrícula na instituição para a qual foram aprovados. A divulgação dos selecionados ocorreu na última segunda-feira (5).

A consulta do boletim individual e da lista de convocados deve ser feita pela página do Sisu. O candidato deve utilizar seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2016.

Para verificar a documentação necessária para a matrícula, os aprovados devem consultar a página do boletim de acompanhamento do estudante, disponível na mesma página de cadastro do Sisu e nas respectivas instituições de ensino.

O Sisu do segundo semestre teve mais de 850 mil inscritos, superando os números do ano anterior. Ao todo, são oferecidas 51.913 vagas para 1.462 cursos em 63 universidades e institutos federais.

Os estudantes que não foram selecionados na primeira convocação podem aderir à lista de espera que estará aberta de 5 a 19 de junho.

Como funciona o Sisu

A cada ano são abertas duas edições do Sisu --uma para o primeiro e outra para o segundo semestre.

Após a abertura das inscrições, as notas de corte de cada curso (tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas) são divulgadas uma vez a cada dia. Além disso, o candidato pode consultar sua classificação parcial nas opções de curso feitas por ele.

Durante todo o período de inscrições, os candidatos podem alterar suas escolhas de curso e também de instituição de ensino.

Ao final das inscrições, caso o candidato tenha nota suficiente para ser convocado em suas duas escolhas, ele será chamado no curso que marcou como primeira opção.

O cálculo diário das notas de corte leva em conta o total de candidatos inscritos em cada curso e o número de vagas disponíveis. A nota de corte válida, no entanto, é aquela registrada no último dia de inscrições.