Prouni

Resultado da 1ª chamada do Prouni está disponível

Do UOL, em São Paulo

  • Leandro Moraes/UOL

Já está disponível o resultado da primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre. A segunda chamada do processo seletivo será divulgada no dia 26 de junho.

Os estudantes pré-selecionados têm até o dia 19 para apresentar nas instituições de ensino os documentos que comprovem as informações prestadas na hora da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na perda da vaga.

A lista dos documentos necessários está disponível no site do Prouni.

Ao todo, são oferecidas 147.492 bolsas para universidades particulares, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais. O candidato deve utilizar seu número de inscrição e senha utilizado no cadastro do Enem 2016 para acessar as informações na plataforma do programa.

Confira o calendário do Prouni do segundo semestre:

  • Prouni 2017/2:

Resultado da 1ª chamada: 12 de junho

Comprovação de informações: 12 a 19 de junho

Resultado da 2ª chamada: 26 de junho

Comprovação de informações: 26 a 30 de junho

Prazo para manifestar interesse na lista de espera: 7 a 10 de julho

Comprovação de informações dos candidatos na lista de espera: 17 e 18 de julho

O que é o Prouni

Criado em 2004, o programa oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade custeada pelo governo federal) em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. O programa ocorre duas vezes por ano e é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. 

O critério de elegibilidade do programa também exige que o aluno tenha participado do Enem 2016, obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e não tenha zerado a nota da redação.

Professores da rede pública de ensino que lecionam para educação básica, integram o quadro de pessoal permanente de instituição pública e queiram concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura podem se inscrever no Prouni sem requisitos de renda.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos