Topo

Fies divulga lista de parte dos selecionados nesta segunda-feira

Renato Stockler/Folhapress
Imagem: Renato Stockler/Folhapress

DO UOL, em São Paulo

05/03/2018 09h30Atualizada em 06/03/2018 08h57

O MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite desta segunda-feira (5) a lista dos selecionados para o primeiro semestre de 2018 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo federal que oferece financiamento para cursos de ensino superior em instituições particulares. O participante deve acessar a página do FiesSeleção para saber se o seu nome consta entre os selecionados.

Os resultados de hoje dizem respeito apenas aos que pleiteiam ajuda financeira na modalidade do Fies 1, que oferece até 100 mil vagas e conta exclusivamente com recursos da União. Nela, o financiamento terá juro zero para o aluno --a correção será feita com base na inflação.

Quem for selecionado terá de 6 a 8 de março para complementar a inscrição no FiesSeleção. Já aqueles que não tiverem o nome na lista serão incluídos automaticamente na lista de espera e vão precisar acompanhar no sistema para uma eventual seleção até o dia 30 de março.

Já a lista dos selecionados para o P-Fies --que reúne as modalidades 2 e 3 do programa-- será divulgada no dia 12 de março. Para o P-Fies não há lista de espera. Nessa modalidade, quem financia os estudos do universitário são bancos conveniados ao programa, que podem contar com recursos públicos. Segundo o MEC, a taxa de juros do P-Fies vai variar de acordo com o banco.

Para esta edição, o MEC oferece 155 mil vagas para o primeiro semestre de 2018 -- a expectativa é que sejam 310 mil vagas no total em 2018. Até amanhã da sexta-feira (2), último dia de inscrição para o programa, o sistema havia registrado 437.772 inscrições concluídas.

Cronograma do Fies:

  • 06/03 a 08/03 – confirmação da inscrição dos selecionados no Fies 1
  • 06/03 a 30/03 – pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera no Fies 1
  • 12/03 – resultado da pré-seleção do P-Fies*

*Não haverá lista de espera para o P-Fies.

Novas regras

Esta é a primeira edição em que o Fies passa a ofertar vagas com novas regras. Entre as principais mudanças, está a divisão do programa em três modalidades, segundo a renda familiar do candidato.

O Fies 1 oferece financiamento estudantil com juro zero para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos (R$ 2.862). Os recursos para este financiamento vêm da União.

Ter a vaga garantida pelo Fies não é sinônimo de 100% da mensalidade financiada. Somente após a apresentação de toda a documentação necessária é que o sistema calculará o percentual da mensalidade a ser financiado, com base na renda do aluno, no comprometimento da renda e no valor do curso.

Outra mudança diz respeito ao prazo para começar a pagar a dívida. O estudante não terá mais um período de carência de 18 meses a partir da conclusão do curso para quitar o débito.

No novo modelo, os alunos deverão começar a pagar no mês seguinte ao término do curso, desde que esteja empregado, respeitando o limite estabelecido de comprometimento com a renda. O prazo máximo para pagamento será de 14 anos.

No caso de estar empregado, o valor será descontado diretamente do salário dele todos os meses. Se a pessoa não tiver renda formal após a conclusão do curso, ela continuará pagando a taxa de coparticipação, que já era paga ao longo dos anos de estudo.