Em 24 h, 400 mil pessoas se inscrevem para prova que certifica ensino médio
Em 24 horas, 491 mil pessoas se inscreveram para as provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) que estão marcadas para o dia 25 de agosto. As inscrições foram abertas ontem e vão até o dia 31 de maio. O Encceja dá certificação de ensino fundamental e médio e é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada. Dessas inscrições, a maioria (84,8%), ou 416 mil pessoas, busca o certificado do ensino médio. As demais (15,2%) querem a certificação do ensino fundamental.
O número de inscritos nas primeiras 24 horas é considerado um recorde pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia que aplica o exame. No ano passado, foram necessárias 48 horas para superar esta marca. Para se inscrever os interessados precisam acessar a página do exame. As provas são gratuitas.
Esse grupo precisa ter ao menos 15 anos no dia da prova para conseguir o certificado do ensino fundamental. Para o do médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.
São ao todo quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. No nível Fundamental, a avaliação é feita nestas áreas: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. No nível médio, os exames são: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
Os exames são realizados nos turnos da manhã e da tarde, em 611 municípios brasileiros.
O Ministério da Educação fará, ainda este ano, outras aplicações do Encceja: no exterior, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores; para pessoas privadas de liberdade no Brasil e no exterior. Essas duas terão editais próprios e outro cronograma.
Prova em libras
Pela primeira vez, o Encceja e terá uma versão em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Quem já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficiente auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.
Outra mudança é a necessidade de justificar o motivo da ausência na edição passada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.