MEC anuncia retomada de 3182 bolsas pela CAPES e Weintraub ironiza críticos
O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje a retomada de 3.182 bolsas de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado de cursos com as melhores notas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A retomada das bolsas foi anunciada pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao lado de Anderson Ribeiro Correia, presidente da CAPES. Segundo Weintraub, a fonte desse recurso veio dos impostos pagos pela população, sem dar mais detalhes.
"É do edital que já estava pronto, mas que foi congelado. Estamos antecipando para a população a solução para estas bolsas. Detalhes temos que esperar o Orçamento Geral da União", declarou.
A CAPES receberá o reforço de R$ 600 milhões no orçamento para 2020, o que garante o pagamento deste novas bolsas e das que já estão ocupadas. Segundo o MEC, a liberação deste recurso vai custar cerca de R$ 22,5 milhões no orçamento deste ano.
Em tom provocativo, o ministro anunciou: "Para o pessoal que alardeou que acabou a pesquisa no Brasil, vão ter que se retratar. Acabamos de voltar do Ministério Economia, achamos uma solução para um problema e a gente vai retomar as bolsas da CAPES para os programas com nota 5, 6 e 7".
As bolsas estão disponíveis a partir de hoje e dependem das universidades para iniciar as implementações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.