Topo

Ranking: USP e Unicamp estão no top 5 de universidades da América Latina

USP é a segunda melhor universidade da América Latina, segundo ranking da Quacquarelli Symonds  - Divulgação/Agência USP
USP é a segunda melhor universidade da América Latina, segundo ranking da Quacquarelli Symonds Imagem: Divulgação/Agência USP

Do UOL, em São Paulo

23/10/2019 11h38

Um ranking divulgado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) classificou as universidades brasileiras USP e Unicamp, respectivamente, na segunda e quinta colocação entre as melhores da América Latina-2020.

A liderança ficou com a Pontifícia Universidade Católica do Chile pelo terceiro ano consecutivo. A instituição chilena assumiu o posto de melhor na edição de 2018, superando a USP.

A Universidade de São Paulo, assim, manteve a posição obtida no ranking de 2019. A Unicamp, por sua vez, perdeu posições pelo terceiro ano consecutivo, já que em 2018 era a vice-líder e, em 2019, a terceira colocada.

Neste ano, a Tecnológico de Monterrey (México) e Universidade dos Andes (Colômbia) surgiram na terceira e quarta colocações, respectivamente.

O Brasil ainda tem o maior número de universidades entre a top-10, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na nona colocação. Unesp (11ª), PUC-Rio (15ª), UFMG (17ª) e UFRGS (19ª) estão entre as 20 melhores.

No site da consultoria é possível ver o ranking completo do estudo feito com 400 universidades da América Latina.

A QS utiliza uma metodologia que leva em conta os seguintes indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, número de professores com doutorado, citações por docente, proporção docente/aluno, rede de pesquisa internacional e impacto na web.