Topo

Esse conteúdo é antigo

MPF pede à UFPE e IFPE a criação da disciplina de Relações Étnico-raciais

MPF pede que UFPE e IFPE introduzam medidas que visem a criação da disciplina de Relações Étnicos-raciais em cursos de licenciatura - Getty Images
MPF pede que UFPE e IFPE introduzam medidas que visem a criação da disciplina de Relações Étnicos-raciais em cursos de licenciatura Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/07/2020 16h48Atualizada em 20/07/2020 17h25

O MPF (Ministério Público Federal) enviou recomendação para que a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e IFPE (Instituto Federal de Pernambuco), adotem medidas que permitam a criação da disciplina de Relações Étnico-raciais em cursos de licenciatura.

O Estatuto de Igualdade Racial prevê a incorporação de temas que envolvam valores sobre pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira na matriz curricular dos cursos de formação de professores. A obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena em escolas de ensino fundamental e de ensino médio, públicas e privadas, foi contemplada em alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

O órgão verificou que é insuficiente a adoção das medidas da Lei em universidades federais, especialmente sobre à criação da disciplina específica de Relações Étnico-Raciais, a qual deve ser oferecida, pelo menos, em todos os cursos de Licenciatura, como disciplina obrigatória.

Ainda segundo o MPF, a incorporação de temas referentes a educação racial, é baixa no ensino básico. Isso seria motivado pela divergência no cumprimento da legislação por diferentes instituições educacionais, que são responsáveis pela formação de professores.

A medida visa a aplicação efetiva do Plano Nacional de Educação, segundo o qual é preciso garantir nos currículos escolares os conteúdos sobre a história e as culturas afro-brasileira e indígenas, bem como a implementação de ações educacionais e a oferta de programa para a formação inicial e continuada de profissionais da educação.