Topo

Uerj libera gabarito de vestibular; redação foi sobre mentiras na política

Vestibular da Uerj havia sido adiada quatro vezes em virtude da pandemia - Divulgação/Uerj
Vestibular da Uerj havia sido adiada quatro vezes em virtude da pandemia Imagem: Divulgação/Uerj

Do UOL, no Rio

18/07/2021 17h58

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) divulgou nesta tarde o gabarito e o tema da redação de seu vestibular, realizado hoje (18). Por conta da pandemia, a prova para ingresso na maior universidade estadual do Rio de Janeiro havia sido adiada quatro vezes.

A redação teve como tema a desinformação como instrumento de manipulação política. Usando como mote o livro "1984", do escritor inglês George Orwell, a proposta de texto pedia que os candidatos argumentassem sobre a seguinte questão: "A mentira programada é uma arma política válida para conquistar o poder e sustentá-lo?". O livro era uma das leituras recomendadas pela banca organizadora.

A proposta de redação ainda trazia uma ilustração baseada na obra de Orwell, com um homem confuso com o que o escritor chama em sua obra de duplipensar —quando as palavras ganham do governo significados opostos ao que tinham originalmente. Acima, há frases repetidas pelo Grande Irmão no livro: "guerra é paz", "liberdade é escravidão" e "ignorância é força"

A prova, que ocorreria originalmente em 2 de maio, teve 60 questões objetivas, além da redação. A Uerj oferece nesse concurso um total de 5,731 vagas para cursos de graduação.

Veja o gabarito oficial do vestibular, divulgado pela Uerj.

Como funciona a divisão pelas cotas?

Pelo sistema de cotas, 45% das vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 20% para negros, indígenas e quilombolas;
  • 20% para quem fez ensino médio na rede pública;
  • 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Próximas datas

  • 20 de julho - divulgação dos resultados dos recursos do sistema de cotas
  • 30 de julho - divulgação das notas de redação
  • 30 de julho até 1º de agosto - pedido de revisão das notas de redação
  • 2 de agosto - último dia de pagamento do pedido de revisão
  • 9 de agosto - divulgação da listagem de notas da redação após a revisão, lista de classificação, boletim do candidato e edital complementar dos procedimentos de matrícula e reclassificação.