Universidades dos EUA encabeçam ranking; USP é líder na América Latina
Em um dos mais importantes rankings de estabelecimentos de ensino superior no mundo, a USP (Universidade de São Paulo) é a primeira universidade da América Latina a aparecer, liderando entre as 21 faculdades brasileiras presentes na lista. O Ranking de Xangai foi divulgado hoje e é liderado por estabelecimentos americanos.
Para criar o ranking, a organização ShanghaiRanking Consultancy utiliza seis critérios, dentre eles o número de prêmios Nobel e Fields (considerado o Nobel da Matemática) entre alunos e professores de pós-graduação, o número de pesquisadores mais citados em suas disciplinas ou o número de publicações nas revistas Science e Nature. Analisando 2.500 universidades, a instituição listou as mil primeiras.
Dentre as dez primeiras posições, oito são originárias dos Estados Unidos. Além de Harvard, que ocupa o primeiro lugar, Stanford, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Berkeley, Princeton, Columbia, Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Chicago, nessa ordem, aparecem no top 10.
Ainda assim, mesmo que o ranking seja originário da cidade chinesa de Xangai, grande parte das universidades da China decidiram, em março, não participar de nenhuma lista dessas. Logo, o ranking não conta com grandes nomes do ensino superior chinês.
Instituições brasileiras começam a aparecer apenas após a centésima posição.
Justamente após o número 100 na lista, não há uma definição de posição específica, sendo delimitados apenas o bloco em que determinado estabelecimento de ensino foi colocado. Dessa maneira, a USP figura entre a posição 101 e a posição 150.
A Unicamp está em segundo lugar entre as brasileiras, figurando em 301º a 400º. Outras quatro universidades do Brasil estão entre 401 e 500: UFMG, UFRJ, UFRGS e Unesp.
A lista completa pode ser acessada aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.