Topo

Fuvest 2023: Começam inscrições para o vestibular da USP

Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 04h00Atualizada em 15/08/2022 12h40

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) abriu hoje (15), a partir das 12h, as inscrições para o vestibular de 2023 para entrar na USP (Universidade de São Paulo), uma das melhores faculdades do país. O prazo vai até 23 de setembro.

Também hoje é divulgado o resultado dos pedidos de isenção da taxa no site oficial (https://www.fuvest.br/vestibular-da-usp). Mais informações estão disponíveis no Manual do Candidato, que foi divulgado no dia 1º.

Com a ajuda do manual, o vestibulando pode saber mais sobre quais serão os conteúdos pedidos nas provas da primeira e segunda fases e terá outras orientações fundamentais para o exame.

Como fazer a inscrição na Fuvest?

O candidato precisa se inscrever pelo site www.fuvest.br entre hoje e 23 de setembro.

A data da primeira fase da prova é no dia 4 de dezembro deste ano, enquanto a segunda fase é em 2023, nos dias 8 e 9 de janeiro.

As provas de habilidades específicas acontecem entre 11 e 14 de janeiro. A primeira chamada para os novos ingressantes da USP acontece no dia 30 de janeiro, no site da Fuvest.

O vestibular cobra uma taxa de inscrição no valor de R$ 191. O candidato deve preencher um formulário de dados pessoais e criar uma senha de acesso. Depois, irá inserir uma foto de seu rosto para reconhecimento facial nos dias de prova.

Em seguida, é preciso informar se tem alguma necessidade especial para fazer a prova e incluir documentos que comprovem essa condição. O próximo passo será optar pela modalidade de vaga em que irá concorrer (Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas).

Após optar pela modalidade, o candidato vai precisar escolher a carreira e os cursos em que tem interesse. É possível escolher até quatro cursos em ordem de preferência. Na inscrição, também é preciso que seja assinalada a cidade na qual será feita a prova.

Depois, é necessário responder a um questionário para que seja traçado o perfil socioeconômico e cultural dos candidatos. No final do preenchimento de todos os dados, o sistema vai gerar um boleto para o pagamento da taxa de inscrição.

Como escolher seus cursos e carreiras?

15.jan.2014 - Praça do Relógio e ao fundo prédio da antiga Reitoria, na Cidade Universitária (USP) - Eduardo Knapp - 15.jan.2014/Folhapress - Eduardo Knapp - 15.jan.2014/Folhapress
Imagem: Eduardo Knapp - 15.jan.2014/Folhapress
A USP oferece mais de 11 mil vagas em vários cursos para o ano de 2023. Eles são agrupados em carreiras, de acordo com as áreas de conhecimento (ciências humanas, exatas e biológicas). Na inscrição, o vestibulando deve escolher apenas uma carreira.

Depois, pode indicar os cursos que gostaria de fazer em ordem de preferência. Em primeiro lugar, deve estar o mais desejado de todos e assim por diante. É possível escolher quatro cursos no máximo. Os treineiros, porém, devem escolher apenas entre as opções de treinamento em humanas, exatas ou biológicas.

Quais as modalidades de ingresso?

Em 2023, são oferecidas 11.147 vagas. Na inscrição, o vestibulando poderá optar por uma de três modalidades de ingresso. Ao selecionar uma delas, vai concorrer apenas com outros candidatos que optaram pela mesma modalidade. São elas:

  • Ampla Concorrência (AC) - vagas para todos os candidatos, sem nenhum tipo de pré-requisito como exigência;
  • Escola Pública (EP) - vagas que são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. O tipo de vaga não leva em conta a renda da família do estudante; e
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) - vagas destinadas a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. A renda também não é levada em consideração.

Reserva de vaga e lista de espera

A Fuvest divulga listas de aprovados no vestibular por meio das chamadas para que os estudantes ocupem as vagas em todos os cursos. Por causa disso, a pessoa que foi aprovada precisa prestar atenção nas datas de matrícula para reservar a sua vaga.

Depois das chamadas, o candidato aprovado na carreira e na modalidade de concorrência poderá manifestar interesse em participar da lista de espera na "Área do Candidato", no site da Fuvest. Porém, ele só poderá fazer isso se não estiver matriculado em algum curso.

Como é a primeira fase?

A primeira fase consiste em uma prova de múltipla escolha no dia 4 de dezembro. Ao todo, o vestibulando terá de responder a 90 questões sobre as disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química (com algumas perguntas interdisciplinares).

Quando ocorre a segunda fase?

As pessoas que passarem na primeira fase serão convocadas para fazer a segunda fase da prova. Ela é dividida em duas partes. A primeira acontecerá no dia 8 de janeiro de 2023 e terá dez questões de português e uma redação.

No dia 9 de janeiro, acontece a segunda prova, em que serão feitas 12 perguntas de duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando.

Provas de habilidades específicas

Além das provas da primeira e da segunda fase, alguns candidatos vão precisar fazer provas de habilidades específicas. Os estudantes que buscam pelas carreiras de música, artes visuais e artes cênicas vão precisar fazer mais um teste. Cada curso terá seu calendário próprio.

As provas vão ser eliminatórias e classificatórias e apenas os estudantes que forem aprovados na primeira fase vão poder fazê-las.

Como se inscrever para ser treineiro?

Estudantes que estão no 1º ou 2º ano do ensino médio podem prestar o vestibular para avaliar seus conhecimentos na posição de treineiros. Para a prova, eles devem escolher apenas entre humanas, biológicas e exatas.

Questionário socioeconômico

Quando for fazer a inscrição, o vestibulando vai precisar responder a um questionário com perguntas para que seja traçado o perfil socioeconômico e cultural dos candidatos. As respostas são importantes para que sejam feitas pesquisas estatísticas.

Lista de espera

Depois das chamadas feitas pela USP, o candidato aprovado na carreira e modalidade de concorrência poderá manifestar interesse em participar da lista de espera. Isso poderá ser feito na "Área do Candidato", no site da Fuvest. No entanto, o estudante só poderá fazer isso se não estiver matriculado em nenhum curso.