Fies: União dá desconto de até 99% para renegociações de dívidas em atraso
O MEC (Ministério da Educação) autorizou o desconto de até 99% no valor total da dívida de beneficiários do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) que estão em fase de quitação e desejam renegociar o empréstimo devido ao governo federal. Para aderir ao programa de renegociação, os interessados devem fazer o pagamento da dívida total à vista. A autorização foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).
Segundo a resolução do MEC, a renegociação da dívida é dividida em cinco perfis de alunos. A depender de qual categoria o beneficiário se enquadra, os termos da renegociação são diferentes.
O desconto de 99%, por exemplo, vale para os estudantes com débitos vencidos há mais de cinco anos no dia 30 de dezembro de 2021. Para serem enquadrados nessa categoria, esses alunos também precisam estar cadastrados no CadÚnico ou terem sido beneficiários do auxílio emergencial no ano passado.
Veja a seguir cada perfil de estudante que pode solicitar desconto na dívida e qual é o percentual concedido pelo governo:
- estudantes sem atraso no pagamento de dívida: desconto de 12%;
- estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30 de dezembro de 2021: desconto de 12%. Nesse caso, também há a opção para os estudantes fazerem o pagamento em 150 vezes, mas somente com o abatimento de juros e multa;
- estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30 de dezembro de 2021: desconto de 77%;
- estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30 de dezembro de 2021, que estejam cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial no ano passado: desconto de 92%;
- estudantes com débitos vencidos cuja data da última prestação tenha atraso superior a cinco anos, em 30 de dezembro de 2021, e que estejam cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial no ano passado: desconto de 99%.
Os interessados em fazer a renegociação devem procurar os agentes financeiros entre 1º de setembro e 31 de dezembro de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.