Topo

Fuvest 2023: veja o gabarito oficial das provas da 1ª fase do vestibular

Candidatos concentrados realizam as provas da primeira fase da Fuvest na USP, zona oeste da capital paulista, neste domingo (4) - Alex Silva/Estadão Conteúdo
Candidatos concentrados realizam as provas da primeira fase da Fuvest na USP, zona oeste da capital paulista, neste domingo (4) Imagem: Alex Silva/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília

04/12/2022 19h53Atualizada em 04/12/2022 19h53

A Fuvest divulgou na noite de hoje (4) o gabarito oficial das provas da primeira fase do vestibular de ingresso na USP (Universidade de São Paulo). Segundo a instituição, a taxa de abstenção foi de 13,8% — o que corresponde a 15.835 candidatos. A segunda etapa será realizada em janeiro de 2023.

Ao todo, 114 mil candidatos estão inscritos no processo seletivo. Na prova de hoje, os candidatos responderam 90 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais. A duração do teste foi de cinco horas.

Os cursos de medicina em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru são os mais concorridos deste ano.

Caiu na prova: milícia e racismo. Entre as questões abordadas na primeira etapa da Fuvest estão temas como gênero, milícia, racismo, agronegócio, refugiados e meio ambiente.

Professores das Escolas SEB consultados pelo UOL consideraram o teste difícil e destacaram o caráter interdisciplinar das perguntas.

"Não havia um bloco para cada disciplina, as questões estavam dispersas pela prova", disse Fernando Roma, professor de biologia.

Ao todo, a universidade oferece 11.147 vagas, sendo que 8.230 delas são preenchidas via Fuvest. As demais são via sistema Enem-USP, modalidade que usa a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio.

Quando é a segunda fase? Os candidatos que forem aprovados na primeira fase voltam a fazer provas dos dias 8 e 9 de janeiro do ano que vem.

A segunda fase será dissertativa. A primeira prova terá dez questões de português e redação. Na segunda prova serão 12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira que o candidato escolheu prestar o vestibular.