Topo

Esse conteúdo é antigo

Fuvest: Tema da redação é 'refugiados ambientais e vulnerabilidade social'

Lista de aprovados será divulgada em 30 de janeiro - Alex Silva/Estadão Conteúdo
Lista de aprovados será divulgada em 30 de janeiro Imagem: Alex Silva/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/01/2023 15h44

O tema da redação da segunda fase da Fuvest, que acontece neste domingo (8), foi "refugiados ambientais e vulnerabilidade social".

A Fuvest afirma que os candidatos tinham a disposição textos de Graciliano Ramos e Ailton Krenak, foto do livro Êxodos, de Sebastião Salgado, e reportagens com dados e informações sobre o assunto.

A Fuvest espera que os candidatos reflitam a respeito dos deslocamentos forçados por desastres ambientais, como também por aqueles causados pelas mudanças climáticas, que afetam principalmente grupos sociais mais vulneráveis e causam crises humanitárias.
Fuvest, em nota no site

Professores comentam tema da redação

Rafael Colucci, professor de redação das Escolas SEB, afirma que o tema da redação é bastante atual, mas que o fato de ser um recorte específico foi uma surpresa, já que a prova costuma trazer temas mais abstratos e amplos.

Para uma prova que exige repertórios externos, o tema ser mais específico e prático tende a dificultar a produção do texto, especialmente se o aluno se mantiver preso apenas à questão de refugiados ambientais e não realizar pontos com assuntos mais gerais de desigualdade social, movimentos migratórios e até mesmo refugiados de modo geral.
Rafael Colucci, professor de redação das Escolas SEB

Maria Aparecida Custódio, professora de redação do Objetivo, afirma que os refugiados são pessoas que se deslocam de um lugar para o outro, sempre com algum improviso de moradia ou abrigo — são pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O candidato poderia explorar, entre outras coisas, exatamente o que se faz para prevenir um fenômeno dessa proporção.
Maria Aparecida Custódio, professora de redação do Objetivo

Arthur Medeiros, coordenador de redação do Poliedro Curso, afirma que o tema da redação não era difícil, já que traz um problema social claro e muito falado tanto nas redes sociais como no noticiário.

O trabalho maior ao qual o candidato deveria se dedicar era o de refletir sobre essa questão e mostrar, com uma argumentação bastante consistente, o que é que leva determinados lugares do mundo a enfrentar esse desafio de forma tão mais alarmante do que outros. Também seria pertinente uma discussão sobre as próprias causas da vulnerabilidade social, que deixa milhões de pessoas à mercê das mudanças climáticas causadas pelo nosso modo de vida contemporâneo
Arthur Medeiros, coordenador de redação do Poliedro Curso

Como funciona a segunda fase?

  • Hoje, os vestibulandos fazem as provas gerais. São dez questões dissertativas de português e uma redação;
  • Na segunda-feira (9), serão aplicadas 12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo candidato;
  • Serão quatro horas para cada dia de prova;
  • Quem escolheu as carreiras de artes visuais, artes cênicas e música terá uma terceira prova, de habilidades específicas. Elas ocorrerão entre os dias 11 e 14.

Quando sai a lista de aprovados?

A divulgação do resultado da primeira chamada do vestibular será no dia 30 de janeiro, com o início do período da matrícula no dia seguinte, às 8h.