Topo

Dia da Mulher foi criado por socialistas? Veja origem da data em 8 tópicos

Dia Internacional da Mulher celebra a luta das mulheres por direitos trabalhistas, civis, políticos e sociais - Chris Madden/Getty Images
Dia Internacional da Mulher celebra a luta das mulheres por direitos trabalhistas, civis, políticos e sociais Imagem: Chris Madden/Getty Images

Colaboração para o UOL*, em São Paulo

08/03/2023 04h00Atualizada em 08/03/2023 11h27

Nem todas as pessoas conhecem a origem do Dia Internacional da Mulher, data reconhecida pela ONU e celebrada no dia 8 de março em todo o mundo.

Confira abaixo oito curiosidades sobre a história por trás dessa comemoração que envolve a luta das mulheres por direitos trabalhistas, civis, políticos e sociais.

  1. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League, uma associação cujo principal objetivo era ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
  2. Em 1908, milhares de mulheres marcharam nas ruas de Nova York apregoando o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Na verdade, elas reivindicavam também o direito de voto, fazendo coro às sufragistas europeias, mulheres que lutavam pelo direito ao voto (sufrágio) em Londres e Paris.
  3. Em 1910, durante a Segunda Internacional, realizada por partidos socialistas em Copenhague, Dinamarca, foi criado oficialmente o Dia Internacional da Mulher. No mesmo congresso foi instituído o 1º de Maio como Dia do Trabalho.
  4. No ano seguinte, em 19 de março, ocorreram as primeiras manifestações em países como Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça.
  5. Em 25 de março de 1911, uma tragédia chamou a atenção do mundo para as péssimas condições do trabalho feminino. Um incêndio numa fábrica de roupas femininas em Nova York matou 146 trabalhadores, sendo a maioria de mulheres. As vítimas eram imigrantes e, algumas, de apenas 12 anos de idade.
  6. Em 1913, a data oficial do Dia Internacional da Mulher passou a ser 8 de março, mantida até hoje.
  7. Nos anos 1960 e 1970, o movimento feminista incorporou-se ao cotidiano, com o foco nas lutas pela igualdade de direitos. Ficaram famosos os protestos nos Estados Unidos que terminavam com a queima de sutiãs. Também na década de 1960 foi criada a pílula anticoncepcional, um avanço importante para a saúde feminina.
  8. Apenas no ano de 1975 o dia 8 de Março passou a ser comemorado pelas Nações Unidas.

*Conteúdo publicado com informações dos textos "8 de março - Data lembra que mulheres lutaram por direitos iguais" e "Dia Internacional da Mulher - Um século de lutas pela emancipação feminina", publicados no UOL Educação.