Topo

Escravagista: quem foi Fernão Dias, vetado como nome de metrô em SP

Estátua de Fernão Dias - Reprodução / Wikimedia Commons
Estátua de Fernão Dias Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons

Colaboração para o UOL

29/05/2023 17h18

O Tribunal de Justiça de São Paulo vetou a mudança de nome da Estação Paulo Freire para Fernão Dias. A medida atende a um recurso apresentado pela deputada estadual Ediane Maria (PSOL) a respeito da futura estação da Linha 2-Verde do Metrô, que faz parte da expansão do serviço na zona leste da capital.

A alteração do nome se deu após Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumir o cargo de governador.

Quem foi Fernão Dias?

- Fernão Dias nasceu em 1608 e era descendente direto dos primeiros imigrantes europeus de São Vicente.

- Era um dos homens mais ricos de São Paulo e escravagista. Considerado um dos bandeirantes mais conhecidos da história brasileira, ele teve uma atuação intensa no povoamento e colonização da província — explorando a mão de obra escravizada.

  • Realizou missões de exploração no interior do Brasil para ampliar os limites territoriais e explorar pedras preciosas.
  • Ganhou o apelido de "caçador de esmeraldas" a partir da década de 1670. Ele acreditou ter descoberto em Minas Gerais jazidas de esmeraldas, mas morreu antes de seu filho concluir que se tratavam de turmalinas.
  • Participou de missões ao lado de outros bandeirantes conhecidos, como Antônio Raposo Tavares e Manuel da Borba Gato. Também fez parte da famosa bandeira ao sul do Brasil, em 1638, comandada por Raposo Tavares.
  • Usou indígenas para guerrear e expulsar holandeses da costa da cidade de Santos, no litoral paulista, em 1641.
  • Foi eleito juiz ordinário em São Paulo em 1651 e responsável por construir o Mosteiro de São Bento, localizado no centro de São Paulo.
  • Teve, assim como outros bandeirantes e exploradores, sua história romantizada ao longo dos anos. Foi homenageado com diversas estátuas e deu nome à rodovia que liga São Paulo a Belo Horizonte (BR-381).
  • Sua imagem de "herói nacional" tem enfraquecido. Ele aparece, inclusive, na Galeria de Racistas, projeto do Coletivo de Historiadores Negros Teresa de Benguela em parceira com o site antirracista Notícia Preta.

E Paulo Freire?

Paulo Freire - Memorial virtual Paulo Freire - Memorial virtual Paulo Freire
Paulo Freire, educador brasileiro, mudou concepção de ensino e aprendizagem
Imagem: Memorial virtual Paulo Freire
  • Foi um educador brasileiro. Nasceu em 1921 no Recife, estudou direito, mas nunca exerceu a profissão.
  • Dedicou-se à pedagogia e à filosofia desde cedo e, no fim da década de 1940, já era diretor do setor de educação e cultura do Sesi (Serviço Social da Indústria), além de dirigir o Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco.
  • Colocou em prática sua primeira grande experiência no ensino da língua portuguesa em 1963, com uma nova metodologia. Em 45 dias, ensinou 300 alunos a ler e escrever na cidade de Angicos (RN). O método consistia, entre outros aspectos, na provocação para que o aluno fizesse constante questionamento e crítica do mundo.
  • Defendia que a educação não poderia obedecer a uma "lógica bancária", em que o conhecimento era simplesmente depositado na cabeça dos alunos.
  • Foi atacado pela extrema-direita brasileira, que se incomoda com o fato de a pedagogia freireana ser essencialmente política.

*Com reportagem de Luiza Pollo, publicada em 17/10/2020