Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Brasileiro é aprovado em dez universidades dos EUA: 'Não esperava'

Do UOL, em São Paulo

20/05/2023 17h04

O estudante Davi Guidelli, 18, foi aprovado em dez universidades dos Estados Unidos. O jovem decidiu se matricular no curso de engenharia mecânica na Universidade de Notre Dame, em Indiana.

Estudante nota 10

Davi se inscreveu para 19 universidades. Foi aprovado em dez, ficou na lista de espera em três e foi reprovado em seis.

Ele conta que a família fez um bolão para ver em quantas universidades ele seria aprovado. O bolão começou quando ele descobriu a quinta aprovação, e a mãe saiu vencedora.

Durante o terceiro ano do ensino médio, em 2022, Davi morou sozinho em Londrina para estudar em uma escola bilíngue. Antes, ele morava com os pais e o irmão mais novo em Umuarama (PR). A ida para Londrina foi focada em melhorar suas chances de ser aprovado em vestibulares fora do Brasil.

Dois fatores principais fizeram Davi escolher a Universidade de Notre Dame. O que fez a diferença foi o cuidado da universidade com os alunos aprovados e a bolsa de 60% que recebeu. "Me mandaram uma pastinha da universidade com várias coisas, com cartinhas de alunos que estão lá, de responsáveis pelas admissões", disse em entrevista ao UOL.

O curso tem duração de quatro anos. Davi pretende ir com os pais aos Estados Unidos uma semana antes do início das aulas, em 21 de agosto.

Eu não esperava [ser aprovado em dez universidades]. A concorrência é muito louca e minha oportunidade abaixa muito por ter pedido bolsa. Quando você pede bolsa internacional, sua chance diminui. Fiquei contente, porque a bolsa que eu ganhei foi maior do que eu pedi.
Davi Guidelli

[Meus pais] sempre me apoiaram. Devo isso a eles também. Se não fosse por eles eu não seria capaz. Eles ficaram muito contentes e estão engajados na comunidade [da universidade], assim como eu. Todo mundo está muito ansioso e animado.
Davi Guidelli

Como foi a preparação

Davi diz que sempre gostou de matérias de exatas e que soube desde o início que gostaria de ser engenheiro. Até antes da pandemia, o plano era se candidatar a uma vaga no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), considerado o vestibular mais difícil do país. A ideia era cursar engenharia aeroespacial.

A pandemia fez Davi ficar mais tempo em casa e repensar seu futuro. Em maio de 2020 decidiu que queria estudar nos Estados Unidos.

No começo, estudava por conta própria. Quando o jovem percebeu que não conseguiria as aprovações sozinho, decidiu se mudar para Londrina. Ele fez o último ano do ensino médio na St James International School.

Se no Brasil a aprovação depende da nota em uma prova, nos EUA diversos aspectos são levados em consideração. Davi diz que são seis pilares: histórico escolar, os testes de proficiência em inglês, atividades extracurriculares, honrarias (medalhas em olímpiadas de matemática, por exemplo), cartas de recomendações e as redações.

Lista de Universidades em que Davi foi aprovado

  • University of Notre Dame (Indiana)
  • Duke University - Durham (Carolina do Norte)
  • Vanderbilt University (Tennessee)
  • Purdue University (Indiana)
  • Olin College of Engineering (Massachusetts)
  • University of Illinois at Urbana (Illinois)
  • Case Western Reserve University (Ohio)
  • Villanova University (Pensilvânia)
  • Union College (Nova York)
  • Rochester Institute of Technology (Nova York)