O que é limerique? Veja exemplos e como escrever

Apesar do nome curioso, o limerique nada mais é que um tipo de poema bem curto inspirado em temas completamente aleatórios, que podem ir do cômico ao absurdo. Composto por cinco versos rimados, a sonoridade é um diferencial no resultado final.

Para escrever um limerique é importante obedecer à sua estrutura com rimas aabba. Na prática: o primeiro verso rima com o segundo e o quinto; já o terceiro e quarto versos rimam entre si.

Além de divertidos e geralmente acompanhados de ilustrações, os limeriques costumam ser a melhor opção para apresentar o mundo da poesia às crianças. Menores que um poema tradicional, a prática permite que os pequenos explorem a escrita e deixem a imaginação voar sem amarras.

Confira alguns exemplos de Limeriques:

Ao ver uma velha coroca

fritando um filé de minhoca

o Zé Minhocão

falou pro irmão:

"Não achas melhor ir pra toca?"

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Lugar misterioso, a Cocanha.

Tatiana Belinky

Um bruxo chamado Burlão

Caiu dentro do caldeirão.

Deu um berro. "Óxente!

Continua após a publicidade

Que lugar mais quente!"

E explodiu feito um balão.

Tatiana Belinky

Origem do Limerique

Acredita-se que esse tipo de poesia tenha começado na cidade irlandesa de Limerick, por isso o nome não tão comum por aqui no Brasil. Em 1846, o escritor Edward Lear foi o primeiro a registrar a criação de poemas com essa estrutura ao publicar o famoso livro "A Book of Nonsense (Um livro de bobagens, na tradução literal)".

Deixe seu comentário

Só para assinantes