Oração de Nossa Senhora Aparecida: como rezar para a santa
Do UOL, em São Paulo*
12/10/2023 04h00
Nossa Senhora Aparecida é celebrada no dia 12 de outubro e tem como oração mais conhecida e rezada pelos devotos a "Consagração à Nossa Senhora Aparecida".
Apesar de ter sido escrita no século 20, ela foi alterada pelo Papa Francisco quando ele esteve em Aparecida, em 2013.
Relacionadas
A oração é a seguinte:
"Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.
Assim seja!"
História de Nossa Senhora Aparecida
Considerada a padroeira do Brasil, a origem de Nossa Senhora Aparecida remonta à segunda metade de outubro de 1717, quando pescadores devotos da Virgem Maria, em sua busca por peixes nas águas do rio Paraíba do Sul, depararam-se com uma imagem sacra, inicialmente sem cabeça.
Ao lançarem novamente a rede, conseguiram pescar a cabeça da santa, e a estátua revelou-se tão pesada que mal podiam movê-la dentro do barco. Em seguida, os homens conseguiram pescar muitos peixes. Este acontecimento, conhecido como o "milagre dos peixes", marcou o início da devoção a Nossa Senhora Aparecida.
A imagem foi inicialmente abrigada na residência de Felipe Pedroso, um dos pescadores que a resgatou das águas. Em maio de 1743, foi aprovada a construção de uma igreja dedicada à santa. Em 1888, foi inaugurada uma edificação mais imponente, conhecida como Basílica Velha.
Posteriormente, em 1980, a atual Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi consagrada pelo então papa João Paulo II, tornando-se o principal local de culto.
Oficialmente, o dia 12 de outubro foi estabelecido como feriado no Brasil a partir de 1980, mediante a promulgação da Lei 6.802 pelo presidente João Figueiredo, em 30 de junho daquele ano.
(*) Com informações de reportagens publicadas em 2021 e 2020.