Conteúdo publicado há 5 meses

Unicamp divulga gabarito oficial da 1ª fase do vestibular 2024; confira

A Unicamp divulgou o gabarito oficial da primeira fase do vestibular 2024, que foi realizada ontem (29). Confira clicando aqui.

O que aconteceu:

Mais de 60 mil pessoas realizaram a primeira etapa da prova, concorrendo a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. Ao todo, 6,9% dos inscritos se ausentaram, número menor do que no ano passado (8,14%).

A prova teve 72 questões de múltipla escolha. Foram 12 de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e outras 12 de Matemática. Biologia, Física, Geografia, História, Inglês e Química tiveram sete perguntas cada uma.

Pela primeira vez, o exame teve três perguntas de Filosofia e outras três de Sociologia. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.

A lista de convocados para a 2ª fase do vestibular deve ser divulgada em 23 de novembro, e as provas serão aplicadas em 3 e 4 de dezembro.

O que caiu na prova

Uma das questões sobre desinformação citava o caso da moradora do Guarujá Fabiane Maria de Jesus, morta após a divulgação de um boato pelas redes sociais em 2014. A questão relaciona a notícia a um trecho do livro "Olhos D'Água", de Conceição Evaristo.

A imagem gerada por IA em que o Papa Francisco aparece usando um casaco de marca foi utilizada em outra questão que trata de desinformação. O ChatGPT, ferramenta geradora de textos, apareceu na prova de Inglês.

A participação dos povos indígenas no processo de Independência do Brasil também foi tema de uma das questões da prova.

Continua após a publicidade

O tema do racismo foi tratado a partir da figura de Martin Luther King.

A Feira Literária da Portela e a música-tema da novela Pantanal foram citadas em enunciados.

Deixe seu comentário

Só para assinantes