Ensino presencial e faculdades públicas têm desempenho melhor no Enade 2022

Os cursos de graduação presenciais e das universidades públicas tiveram desempenho melhor no Enade 2022 do que aqueles ofertados à distância e ligados a faculdades privadas.

O que aponta o Enade 2022

A maioria das matrículas de cursos presenciais alcançou as notas de 3 a 5, já os estudantes do ensino a distância (EAD) se concentram nos índices 2 e 3. O conceito Enade é formado pelas notas de 1 a 5 — sendo esse o valor máximo.

São mais de 706 mil matrículas do ensino EAD com conceito 3 e mais de 663 mil com 2. Cerca de 10,9 mil alunos alcançaram a nota máxima.

O ensino a distância representa 48,7% das matrículas dos cursos avaliados pelo Enade 2022, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Além de direito e administração, o exame avaliou alunos concluintes dos cursos de ciências contábeis, jornalismo, psicologia, relações internacionais, publicidade e propaganda, entre outros.

As universidades públicas, sejam elas federais e estaduais, têm mais estudantes nas faixas maiores do conceito (4 e 5), afirmou o diretor de avaliação da educação superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira. Já as matrículas das privadas se concentram nos índices 2 e 3.

Nas universidades privadas com fins lucrativos, mais de 853 mil matrículas alcançaram o conceito 2. As instituições particulares são as responsáveis pelo maior número de estudantes avaliados.

Os dados do exame, feito por alunos matriculados no último ano do ensino superior, foram divulgados hoje pelo MEC (Ministério da Educação) e Inep.

O sinal de alerta para alguns cursos já está vermelho e precisamos corrigir isso. Ninguém corrige, ainda mais na Educação, com toque de mágica ou do dia para noite. O papel do MEC é de coordenar, avaliar e discutir. Precisamos discutir juntos e construir os caminhos para corrigir essas distorções.
Camilo Santana, ministro da Educação

Continua após a publicidade

5,5% dos cursos alcançaram nota máxima

Dos quase 10 mil cursos avaliados, apenas 487 (5,5%) alcançaram o conceito máximo do Enade. A maioria ficou na média (nota 3).

Mais de 1,7 mil instituições foram avaliadas — desse total, 86% são privadas e 14% públicas. Os cursos com mais participação na avaliação, que é obrigatória, foram de direito e de administração.

Camilo anunciou também que a partir do próximo ano os cursos de licenciatura serão avaliados anualmente — não a cada três anos. Hoje, o Enade é aplicado anualmente, mas os cursos são divididos em três grupos.

No início do mês, o ministro disse que não dá para formar um bom professor a distância. Camilo afirmou que é preciso garantir a qualidade e a experiência prática na sala de aula.

Continua após a publicidade

Direito em instituição privada

Mais de 30% dos cursos de direito das instituições privadas tiveram nota baixa na avaliação. Nas públicas, a maioria ficou com o conceito 4 e 5.

O MEC discute, atualmente, autorizar a liberação do ensino a distância para os cursos de direito, odontologia, psicologia e enfermagem. Questionado se era a favor de liberar curso de direito a distância, o ministro disse que sua posição pessoal é ser contra.

Depois, Camilo ponderou sua resposta dizendo que o atual MEC não é contra a modalidade, mas que a qualidade precisa ser aperfeiçoada.

Dados do Censo do Ensino Superior 2022 mostram o aumento de alunos na modalidade a distância. Dos 4,7 milhões de estudantes da graduação, mais de 3,1 milhões são de cursos EAD. O MEC tem destacado frequentemente da importância de melhorar a qualidade do ensino.

Deixe seu comentário

Só para assinantes