Esse conteúdo é antigo

Redação Enem 2023 é sobre invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher

O tema da redação do Enem 2023, cuja primeira etapa acontece hoje (5), é "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

O que aconteceu

O ministro da Educação, Camilo Santana, publicou nas redes sociais do Inep, órgão responsável pelo exame, qual foi o tema da redação deste ano. Além da redação, os candidatos também precisaram responder hoje a 90 questões de linguagens e ciências humanas. A prova foi encerrada às 19h (horário de Brasília).

Mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para edição do Enem 2023. O número de inscritos aumentou cerca de 15% em comparação com o ano passado.

A redação tem um peso importante no resultado final do exame. Os candidatos devem se atentar às regras para não zerar a nota.

Esse é o segundo ano seguido que o Enem usa o termo "desafios" na proposta de redação. Em 2022, o tema da redação foi: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Para professores ouvidos pelo UOL, o tema é importante e atual. "Acabou seguindo a linha de Enems anteriores, de trazer um tema atual, porém que não foi foco da mídia, que não foi alvo de polêmicas ao longo do ano, mas que é extremamente relevante", analisou Daniela Toffoli, coordenadora de linguagens do Curso Anglo.

O tema também foi celebrado por aliadas do presidente Lula (PT), incluindo a primeira-dama Janja da Silva. Nas redes sociais, Janja, a presidente petista Gleisi Hoffmann e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O tema é "um estímulo importante para a construção da política e do plano nacional de cuidados", disse a primeira-dama.

Professores comentam tema

É uma frase temática que deixa muito evidente qual é o problema, a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil e aí o aluno via ter que, com base na leitura dos textos motivadores, levantar causas e consequência desse problema e pensar em como é possível resolver.
Gabrielle Cavalin, coordenadora Geral de redação do Poliedro

Continua após a publicidade

Não se valoriza devidamente o trabalho, a dedicação, a entrega dessas mulheres. Mulheres que cuidam das pessoas, da família, dos pais, do mundo. O tema deve ter proporcionado ao candidato prestar um reconhecimento ao trabalho tão importante das mulheres.
Maria Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo

Trata-se de um tema que não é esperado, uma questão extremamente sensível e invisibilizada e por isso não é esperada. [...] Os números da Pnad mostram que a mulher se dedica muito mais as tarefas de casa, muito mais tempo de cuidado para pessoas (crianças ou idosos) do que tempo para estudo. Enquanto os homens cuidam menos das casas e tem mais tempo para estudo.
Thiago Braga, professor e autor do Colégio e Sistema pH.

No contexto brasileiro, é importante entender como é que essa invisibilidade afeta a participação econômica das mulheres, perpetua a desigualdade de gênero e o que pode ser feito para mitigar as questões envolvendo ações de governo, empresariais, culturais.
Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Educação

Apagão em SP

Escolas em São Paulo que vão aplicar a prova sofreram uma queda de energia na sexta-feira (3) após fortes chuvas na cidade. A Enel, empresa responsável pela distribuição da luz, afirma que os locais estão com o fornecimento garantido.

O Inep orientou que todos os candidatos compareçam aos locais de prova. Caso alguém seja afetado por desastres naturais, o governo federal afirma que o edital prevê a reaplicação — marcada para dezembro.

Continua após a publicidade

Em visita a sede do Inep, o presidente Lula (PT) disse que ontem cerca de 400 escolas estavam sem luz. "Liguei para o ministro Alexandre Silveira, ele estava em São Paulo garantindo que 100% das escolas estão com os problemas de energia resolvidos, portanto nossos jovens vão ter possibilidade de fazer a prova", afirmou.

A sala de monitoramento [do Inep] vai ficar acompanhando a situação [das escolas]. Quem falar que foi prejudicado, a escola for fechada, terá o direito de fazer a prova em 12 e 13 de dezembro.
Camilo Santana, ministro da Educação

Os últimos temas de redação do Enem

  • Enem 2022: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
  • Enem 2021: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
  • Enem 2020: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".
  • Enem 2019: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".
  • Enem 2018: "Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.