Enem 2024 será aplicado em 3 e 10 de novembro; veja como se inscrever

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro.

O que aconteceu

Os candidatos deverão se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. O cronograma completo foi publicado na edição desta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União.

Período para o pagamento da taxa de inscrição vai de 27 de maio a 12 de junho. O valor será de R$ 85 e deve ser pago por Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança.

O Enem será composto de quatro provas objetivas (duas em cada dia) e uma redação. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração (das 13h30 às 19h). No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração (das 13h30 às 18h30).

Ao todo, serão 180 questões (90 em cada dia). A divulgação do gabarito está programada para 20 de novembro e a do resultado da prova para o dia 13 de janeiro de 2025.

A prova é a principal porta de entrada para universidades federais, além de algumas estaduais e privadas. Também serve de método para conseguir bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares, como o ProUni( Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do informado em versão anterior deste texto, cada dia de prova terá 90 questões, e não 45. A informação foi corrigida.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.