No Enem 2012, escolas privadas de SP têm nota 17% maior
Os dados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 divulgados nesta terça-feira, 26, reafirmam discrepâncias históricas entre escolas públicas e privadas. Na média, a nota nas disciplinas objetivas (matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas) das particulares paulistas é 17,1% mais alta do que o desempenho da rede estadual, se descontadas as notas das escolas técnicas.
Enquanto a média das privadas é de 571,17 pontos, as públicas paulistas, sem as técnicas, têm 487,9. No país, a diferença entre públicas e particulares sobe para 20,3%.
No Estado de São Paulo, pelo menos 165 escolas técnicas aparecem na lista e sobem a média da rede estadual para 501,27 pontos. No ranking das públicas estaduais, com 889 instituições, a primeira da rede convencional está apenas na 113.ª colocação: a Escola Estadual Coronel Marcos Ribeiro, no município de Fartura, a cerca de 360 km da capital.
Já no ranking de todo o Estado - com escolas das redes municipais, estadual e federal, além das privadas - a escola cai para a 1.233.ª posição, de 2.418 unidades. A melhor entre as públicas paulistas é a Escola Técnica Estadual de São Paulo. Para o diretor da Escola Estadual Coronel Marcos Ribeiro, Luciano Soares Gabriel, a diferença entre o trabalho nas instituições públicas e nas particulares está nas demandas dos estudantes. "Na rede privada, o principal é passar o conteúdo. Já nas públicas, temos de dar grande apoio aos alunos, do ponto de vista psicológico e social", afirma ele, que também leciona na rede privada.
De acordo com a professora da Faculdade de Educação da USP, Paula Louzano, a nota do colégio não indica a qualidade do ensino. "É injusto comparar escolas inseridas em contextos socioeconômicos desiguais", alerta. Para ela, o Ministério da Educação não deveria divulgar a nota por escola.
Também da Faculdade de Educação da USP, o professor Romualdo Portela concorda que a comparação é inadequada. "É natural que técnicas e federais tenham nota mais alta, por exemplo, porque fazem vestibulares que já selecionam os melhores estudantes", avalia. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Nordeste
- AL: Instituto Federal de AL é único público entre melhores
- BA: Colégio Militar é único público entre melhores da BA
- CE: entre os 20 melhores colégios do CE, um é público
- MA: três colégios públicos estão entre os 20 melhores do MA
- PB: veja os 20 melhores colégios da PB; um é público
- PE: dois dos 20 melhores colégios do PE são públicos
- PI: veja os 20 melhores colégios do Piauí
- RN: 4 dos 20 melhores colégios do RN são públicos
- SE: ranking das 20 melhores de SE tem apenas uma pública
Norte
- AC: veja os 20 melhores colégios do Estado; metade é público
- AM: Top 20 tem 4 colégios públicos
- AP: Dez colégios estaduais estão entre os 20 melhores
- PA: Melhor escola é federal
- RO: Confira os 20 colégios do Estado com melhores notas
- RR: 21 escolas tiveram seus resultados divulgados
- TO: Apenas uma pública está entre as 20 melhores
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.