Pais já levam em conta segurança para escolher escola
Sorocaba - A segurança oferecida aos alunos já pesa tanto ou mais que a qualidade do ensino na escolha dos pais que matriculam filhos em escolas da rede privada paulista. É o que indicam os números do censo da educação básica na escola particular que o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) começa a apresentar nesta segunda-feira (10) em treze regiões do Estado.
De acordo com José Augusto de Mattos Lourenço, vice-presidente da entidade, as escolas com itens de segurança mais sofisticados passaram a ser tão procuradas quanto aquelas que têm nota alta nos sistemas de avaliação mais conhecidos. O fenômeno, segundo ele, não se restringe à capital. Em cidades como Limeira, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto, no interior, as escolas com segurança especializada têm filas de espera por vagas.
Itens como câmeras, seguranças profissionais e cartões personalizados já não bastam, segundo ele. "Muitos estabelecimentos estão reformando as instalações para que os pais entrem com o carro na escola, ao invés de parar na rua", exemplificou. Algumas já disponibilizam serviço de motorista com segurança para transportar o aluno entre a casa e a escola.
Outro indicador dessa tendência, relata Lourenço, é o crescimento na oferta do período integral, em razão da demanda crescente. "Além do ensino, as escolas passaram a oferecer serviços como natação, judô, academia e restaurante para que o aluno não precise se deslocar para outro lugar, ficando a maior parte do dia num ambiente que os pais consideram seguro."
Outros casos de violência escolar
- Polícia apura morte de universitário em formatura
- Em Goiás, dez escolas públicas serão administradas pela Polícia Militar
- Aluno é suspeito de agredir professor em escola de Salvador
- Professor é afastado após acariciar aluna em escola estadual de SP
- Vídeo mostra agressão entre meninas em escola do Rio
- Criança é mordida dezenas de vezes em creche particular de MG
- Adolescente agredida por nota zero em trabalho tem medo de represálias
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.