Topo

Festival em escolas ocupadas é mantido com adesão de Céu e Chico César

20.nov.2015 - Músico Chico César se apresenta no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, em show pelo Dia da Consciência Negra Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

04/12/2015 20h07

São Paulo - Mesmo com a suspensão da reorganização da rede pública de ensino, anunciada nesta sexta-feira, 4, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), a ONG Minha Sampa decidiu manter o festival de música marcado para o próximo domingo, 6, em escolas ocupadas por estudantes contrários à medida, que previa o fechamento de 93 unidades em São Paulo. O objetivo do evento, segundo a entidade, "é demonstrar o apoio da sociedade e dos artistas ao movimento dos secundaristas".

Chamado de "Virada Ocupação", o festival teve adesão de mais artistas nos últimos dias, entre os quais Clarice Falcão, Céu, Karina Buhr e Chico César. Antes, Paulo Miklos, do Titãs, Edgar Scandurra, do Ira!, Criolo e Maria Gadú já haviam confirmado a participação no evento. Segundo a ONG, o local dos shows só será divulgado uma hora antes do início, por celular, para quem se inscreveu no site do evento. A entidade teme que possa haver alguma ação da Polícia Militar ou da Secretaria Estadual da Educação para retirar os alunos das escolas que podem receber os shows.

Veja também

Nesta sexta-feira, Alckmin decidiu suspender a reorganização da rede de ensino, anunciada em setembro. A medida ocorreu depois que estudantes ocuparam 196 escolas, a maioria da capital paulista, e realizaram uma série de manifestações nas ruas - algumas terminaram em confronto com policiais militares e detenções.

Segundo Alckmin, os alunos estudarão em 2016 em suas escolas e será aberto diálogo com cada uma das unidades ao longo do próximo ano para discutir a implantação da medida.

"Os alunos decidiram manter as ocupações até a publicação da suspensão em Diário Oficial, a liberação de todos os detidos e de garantias de que não haverá punições a quem participou do movimento", afirma Anna Lívia Arida, diretora da ONG. "A Virada servirá para lembrar ao governo que não desistiremos até a oficialização da suspensão", completa. Ainda de acordo com Anna, o site da "Virada Ocupação" registrou mais de 2 mil voluntários: são 800 artistas, 700 produtores e 800 pessoas dispostas a ajudar na divulgação e cobertura do evento.

A suspensão da reorganização escolar, que previa o fechamento de 93 escolas e a transformação de 754 unidades em ciclos únicos com o argumento de que o projeto provocaria melhora nos indicadores educacionais, resultou no pedido de demissão do secretário da Educação, Herman Voorwald, que estava no cargo desde o início de 2011. Alckmin ainda não definiu quem será o substituto no comando da pasta.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Festival em escolas ocupadas é mantido com adesão de Céu e Chico César - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação