PM cumpre reintegração e desocupa escola tomada por alunos em Sorocaba (SP)
Sorocaba - A Polícia Militar retirou na manhã desta terça-feira, 11, os 50 alunos que ocupavam, desde quinta-feira passada, 6, a Escola Estadual Professora Ossis Salvestrini Mendes, em Sorocaba, no interior de São Paulo. A ação, em conjunto com a Polícia Civil, cumpriu mandado judicial de reintegração de posse, segundo nota divulgada pela PM.
As polícias convocaram uma coletiva de imprensa para dar detalhes da operação. As aulas, suspensas desde o início da ocupação, seriam retomadas após a limpeza do prédio.
Os manifestantes protestavam contra a medida provisória do governo do presidente Michel Temer de reforma do ensino médio. A PM confirmou também a ocupação da Escola Estadual Professor Hélio Del Cistia, no bairro São Guilherme, na madrugada desta terça-feira. Ainda segundo a polícia, os estudantes decidiram pela manhã, por conta própria, desocupar o prédio.
Na noite de segunda-feira, 10, alunos da Escola Estadual Professor Aggeo Pereira do Amaral impediram que um grupo com cerca de dez pessoas ocupasse a escola, em Sorocaba. O grupo de ocupação, ligado ao Novo Comando Estudantil (NCE), entrou na escola durante o período letivo noturno e pretendia obter a adesão de outros estudantes para permanecer no prédio. Os alunos recusaram dar apoio e teriam pedido a saída dos manifestantes.
A tentativa de ocupação da Aggeo Pereira foi confirmada pela diretora da escola, Regina Isabel Viana. Segundo ela, os portões da escola estavam abertos e os manifestantes entraram sem encontrar resistência, mas os próprios alunos reagiram à ocupação de forma pacífica. A PM chegou a deslocar viaturas para a escola.
O coordenador do NCE, Lucas Dante, informou que o grupo foi apenas dialogar com os alunos da escola e não havia intenção de ocupar a instituição de ensino naquele momento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.