Fies

Ministro vai ao Congresso pedir que votem MP que repassa custos do Fies

Brasília - O ministro da Educação, Mendonça Filho, foi ao Congresso em companhia do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, para pedir que os parlamentares agilizem a votação da MP 741, que repassa custos administrativos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para as instituições de ensino. O projeto vai perder a validade na próxima sexta-feira, 11.

"O prazo está muito curto e, se não for votada, a MP vai caducar", disse Mendonça. De acordo com o ministro, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se comprometeu em colocar a MP na pauta ainda nessa quarta-feira, além de conversar com o líder da oposição, Lindbergh Farias (PT-RJ), para conseguir um acordo de procedimento. "É uma matéria de interesse público", disse o ministro.

A MP repassa para as instituições de ensino os custos administrativos dos repasses do Fies aos bancos. Atualmente, esses gastos são pagos pela União. De acordo com o ministro do Planejamento, a MP pode trazer uma economia de R$ 300 a R$ 500 milhões por ano aos cofres públicos.

Por se tratar de medida provisória, a determinação já está em vigor desde o dia de sua edição pelo presidente da República. Entretanto, é preciso que a proposta seja aprovada pelo Congresso até a próxima sexta-feira para que ela continue valendo.

A tramitação da matéria no Congresso foi confusa. A comissão especial que analisou a proposta teve pelo menos três sessões canceladas, o que atrasou a apreciação do relatório. Na última semana, o relator Davi Alcolumbre (DEM-AP) abandonou a matéria. O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) assumiu a relatoria de última hora e a MP foi aprovada na comissão apenas nesta terça.

Agora, o texto ainda precisa passar pelo plenário da Câmara e, em seguida, o do Senado. Para a MP não perder a validade, é preciso que as duas votações aconteçam ainda nesta quarta ou que sessões extraordinárias sejam agendadas para quinta.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos