Topo

Semesp teme 'efeito cascata' após suspensão de novos cursos de medicina

Dayanne Sousa

São Paulo

23/11/2017 19h58

O Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), que representa universidades privadas, afirma que teme um "efeito cascata" após anúncio feito na semana passada de que o governo federal vai suspender por cinco anos a criação de cursos de Medicina no País. Em nota contrária à decisão anunciada pelo Ministério da Educação, o Semesp diz que se preocupa com a possibilidade de que corporações profissionais de outras áreas também defendam a suspensão de cursos.

A medida nos cursos de medicina deverá ser formalizada em dezembro, com a publicação de um decreto. A estratégia é adotada após forte pressão de entidades de classe, contrárias ao expressivo aumento das vagas em graduações da área nos últimos anos.

Veja também

"O Semesp vem manifestar sua absoluta inconformidade com a ingerência indevida exercida por corporações profissionais que resultaram no anúncio recente pelo Ministério da Educação de suspensão por cinco anos da criação de cursos de Medicina no País", diz a entidade em nota assinada por seu presidente, Hermes Ferreira Figueiredo.

No texto, o Semesp afirma que o setor "preocupa-se com a possibilidade de que a decisão anunciada venha a estimular iniciativas semelhantes por parte de outras corporações profissionais, num efeito cascata que representará um desrespeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos".

A entidade representante das instituições privadas defende que os cursos de Medicina já são sistematicamente avaliadas pelo Ministério da Educação. "O papel das corporações profissionais deve se limitar à sua finalidade de controle do exercício profissional, não se confundindo com o exercício regulatório da formação acadêmica, que cabe exclusivamente ao MEC, e que não pode transferir a responsabilidade pela atividade que lhe compete sem se tornar um mero executor de tarefas", diz a nota do Semesp.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Semesp teme 'efeito cascata' após suspensão de novos cursos de medicina - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação