Topo

USP cai, e Unicamp agora é a melhor faculdade do país em ranking dos Brics

Arquivo
Imagem: Arquivo

Isabela Palhares, O Estado de S.Paulo

23/11/2017 21h00

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) superou a USP (Universidade de São Paulo) e agora é a instituição brasileira mais bem avaliada no ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A classificação divulgada nesta quinta-feira (23) coloca a instituição campineira como a 12ª melhor universidade dos países emergentes, os chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Leia também:

Pelo terceiro ano consecutivo, a USP caiu na classificação e aparece em 13º lugar. Em 2014, a instituição estava em 7º no ranking. Já a Unicamp se mantém na 12ª posição desde 2015.

O Brasil tem oito universidades entre as 50 melhores. Além de USP e Unicamp, também estão na lista Universidade Federal do Rio de Janeiro (31ª), Universidade Estadual Paulista (34ª), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (42ª), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (46ª) , Universidade Federal de Minas Gerais (47ª) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (50ª).

A análise incluiu o rendimento das 300 melhores universidades das cinco nações que compõem o Brics. O Brasil é o quarto com o maior número de universidades, com 61 instituições no ranking. O País fica atrás da China, que tem 94 instituições, da Rússia, com 68, e Índia, com 65.

Na lista das dez principais instituições, a China lidera com sete universidades. A Índia tem duas instituições nessa relação, e a Rússia, uma.