Topo

Conheça a resposta do problema matemático que se tornou viral

15/04/2015 09h28Atualizada em 15/04/2015 12h00

Enigma foi publicado de forma massiva em redes sociais e gerou polêmica.

O problema de matemática para adolescentes de Cingapura que se tornou um viral na internet gerou tanto interesse que um programa de TV local entrevistou um professor com o objetivo de ensinar o público a resolvê-lo.

Veja um passo a passo da lógica que permite resolver o problema.

Então, quando é o aniversário de Cheryl?

Primeiro precisamos recordar que Albert sabe o mês e Bernard o dia.

Pela primeira afirmação de Albert no diálogo, sabemos que ele tem certeza de que Bernard não sabe quando é o aniversário.

Isso nos permite descartar por completo os meses de maio e junho devido ao seguinte: dito que Bernard sabe o dia e os únicos números que não se repetem nas datas possíveis são o 19 e o 18, se alguns desses números fosse o aniversário Bernard já teria a resposta.

Mas Albert disse ter certeza de que Bernard não sabe.

Por outro lado, para que Albert esteja seguro de que Bernard não sabe quando é o aniversário, a data não pode ser nem maio nem junho. Nesses meses estão os números que não se repetem na lista de datas possíveis, 18 e 19.

A única forma de Albert ter certeza de que Bernard não sabe a data do aniversário é que ela não seja nem maio nem junho.

Com a primeira afirmação de Albert, Bernard já sabe que maio e junho estão descartados.

No diálogo, Bernard diz que agora sabe a data do aniversário. Isso nos permite descartar qualquer data que tenha o dia 14, porque o número aparece duas vezes, em julho e agosto. Como Bernard só sabia o número, se ele fosse o 14 então Bernard não poderia ter a resposta final.

Assim, após se descartar essas opções, as únicas datas ainda possíveis são 16 de julho, 15 de agosto e 17 de agosto.

Albert diz em sua última afirmação que se Bernard sabe, então ele também sabe. Isso porque Cheryl disse a Albert o mês correto que então deve ser julho. Se fosse agosto, Albert não poderia ter certeza, pois ficaria em dúvida entre os dias 15 e 17.

Então, a resposta certa é 16 de julho.