Topo

Conheça os cursos gratuitos oferecidos na internet pelas 10 melhores universidades do mundo

Getty Images
Imagem: Getty Images

28/11/2017 11h26

Estudar nas mais prestigiadas universidades do mundo é um luxo que não está disponível para todos - envolve altos custos e processos seletivos muito competitivos.

Mas graças à internet e à iniciativa de algumas dessas instituições, já é possível acessar alguns de seus cursos... E sem pagar nada por isso.

Contamos aqui o que você pode estudar nestas universidades --sem custos e à distância.

1. Universidade de Oxford

De acordo com o mais recente ranking das mil melhores universidades do mundo, produzido todos os anos pela revista britânica Times Higher Education (THE), a Universidade de Oxford, na cidade com mesmo nome no Reino Unido, ocupa o primeiro lugar.

Dois países dominam as posições mais altas da lista: Reino Unido e Estados Unidos. Por isso, se você quiser ter acesso a esses cursos, é importante ter em mente que a maioria deles é ensinado em inglês.

A Universidade de Oxford oferece vários cursos online gratuitos que você pode acessar em formato de podcasts, textos e vídeos.

"Existem milhares de materiais de alta qualidade para benefício da educação internacional", diz a seção "Coleções abertas" do site da instituição. Estes são alguns deles:

2. Universidade de Cambridge

Também inglesa, a Universidade de Cambrigde é a segunda na lista das melhores universidades do mundo segundo a edição de 2017 da THE.

Estes são alguns de seus cursos que podem ser acessados pela internet de maneira gratuita.

3. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

Mais conhecido como o Caltech, o Instituto de Tecnologia da Califórnia é um centro privado de ciência e tecnologia localizado na cidade americana de Pasadena.

"Nossos programas educacionais online visam melhorar a forma como educamos as futuras gerações de cientistas e engenheiros e mostrar como nossa abordagem pode fazer a diferença", diz seu site.

"As novas oportunidades de aprendizado online estão disponíveis através das plataformas de tecnologia educativa Coursera e edX, que oferecem cursos universitários online para uma audiência global sem qualquer custo."

Esta é uma amostra dos seus programas gratuitos:

4. Universidade Stanford

Quando o fundador da Apple, Steve Jobs, fez seu famoso discurso "Você tem que encontrar o que você ama" na Universidade Stanford em 2011 --onde ele estudou, mas nunca se formou--, ele fez o nome dessa prestigiada instituição ainda mais conhecido em todo o mundo. Ela sempre esteve nas listas das melhores do mundo.

Esta é uma lista de alguns dos cursos oferecidos pela instituição, na internet e sem custos:

5. Instituto de Tecnologia de Massachusetts

O prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, muito conhecido também por seu acrônimo em inglês, MIT, é uma universidade privada localizada em Cambridge, Massachusetts, nos EUA. A instituição também oferece um bom número de cursos completamente gratuitos na rede.

Eis alguns exemplos:

6. Universidade Harvard

Também em Cambridge, nos Estados Unidos, a Universidade Harvard oferece cursos online abertos ao público.

Veja alguns cursos da instituição disponibilizados na plataforma edX:

7. Universidade de Princeton

A Universidade de Princeton, no Estado americano de Nova Jersey, é a quarta mais antiga dos EUA e a sétima melhor do mundo, segundo a THE.

Eis alguns de seus cursos:

8. Imperial College de Londres

Em Londres, o Imperial College também oferece uma série de cursos abertos aos internautas --mais focados em negócios:

9. Universidade de Chicago

O nono lugar na lista das melhores universidades é ocupado pela Universidade de Chicago.

Ela também oferece uma série de cursos gratuitos pela internet:

10. Universidade da Pensilvânia

Uma seleção de seus cursos online gratuitos:

*A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de páginas externas.