Topo

19 de agosto - Olha o passarinho! Esse é o dia internacional da fotografia

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

A fotografia é uma técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa. A palavra fotografia deriva das palavras gregas phótos (luz), e graphis (estilo, pincel) ou graphê (desenhar).

As duas descobertas que possibilitaram o nascimento da fotografia foram, em primeiro lugar, o princípio da câmera escura: a luz refletida por um objeto projeta sua imagem no interior de uma câmera escura, que contenha um orifício para a entrada dos raios luminosos. Leonardo Da Vinci e outros artistas do século 16 utilizaram esse princípio para facilitar o esboço de suas pinturas.

Em segundo lugar, a fotossensibilidade, o fato de alguns compostos químicos serem alterados quando expostos à luz, o que permite a gravação de imagens. Esse princípio já era conhecido no século 18, mas faltava descobrir um material sensível à luz que pudesse substituir o pergaminho.

A França foi a mãe da fotografia, mas não se pode definir precisamente o pai. Durante muito tempo, o francês Louis Daguèrre ficou conhecido como o "inventor" da fotografia. Ele conseguiu registrar imagens em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio.

Sua invenção foi batizada de daguerreótipo e apresentada no dia 19 de agosto de 1839 na Academia de Ciências da França, em Paris. Mas dizem que foi Joseph Nicéphore Niépce, seu sócio nas pesquisas, quem fez a primeira fotografia verdadeira em 1826. Infelizmente Niépce morreu em 1833, antes de ver sua invenção aclamada.

Hippolyte Bayard foi o primeiro a fazer uma exposição de fotografias, em 24 de junho de 1839, meses antes de Daguèrre mostrar suas fotos. O inglês William Fox Talbot criou o negativo na metade do Século 19 e seu contemporâneo, Joseph Petzval, reduziu o tempo de pose, em que a pessoa deveria ficar imóvel. Em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou a fotografia colorida.

Por volta de 1880, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar. Ele inventou a primeira câmera fotográfica portátil e o filme embalado em rolos. "Você aperta o botão e nós fazemos o resto" era o slogan do anúncio de seu invento. Ele batizou a máquina portátil de Kodak, pois gostava da letra K e juntou-a com outras letras, até formar uma palavra sem sentido, mas de sonoridade agradável.

Recentemente surgiu a fotografia digital, que começa a se popularizar. O fotógrafo pode especializar-se em um tipo de fotografia ou assunto. As especializações mais conhecidas são a moda, o fotojornalismo, a paisagem, o retrato, a arte e a fotografia de objetos em estúdio.