Ponto de flash e de combustão: Calor, combustível e comburente

Fábio Rendelucci

Você já teve que cozinhar? Se a resposta foi sim e você não é um expert em culinária, deve ter se restringido ao ovo frito e um simples bife. Fritar ovo é dificílimo: a casca espatifa quando quebrada, o ovo gruda na frigideira ou a gema não fica como gostaríamos.

O bife é mais simples: esquente a frigideira com um pouco de óleo e coloque-o lá. Tome cuidado para a frigideira não "pegar fogo". Você já deve ter visto isso acontecer, sendo você o cozinheiro ou não.

De repente, a chama toma conta da parte interna da frigideira, se apaga rapidamente, mas em seguida, incendeia novamente. Por que será que isso acontece?

Vamos do início: líquidos não pegam fogo. O que pega fogo é o vapor de determinados líquidos. Para que o vapor pegue fogo, aliás, para que qualquer coisa pegue fogo, três ingredientes são necessários: calor, combustível e comburente.

Flash e fulgor

Comburente é o oxigênio do ar; combustível, o óleo que você colocou na frigideira, e o calor é fornecido pelo seu fogão. Perceba que, desde o início da sua fritura, os três componentes já estavam lá, mas nada acontecia. É necessário que o combustível - no caso o óleo - atinja determinada temperatura para conseguir iniciar sua combustão.

Essa temperatura, característica para cada tipo de combustível, é chamado de ponto de flash ou de fulgor, quando a combustão inicia, mas não tem energia suficiente para se manter. Por isso o óleo "pega fogo" e se apaga rapidamente.

Com a elevação da temperatura, a combustão reinicia e parte do calor gerado pelo fogo é utilizado para manter o combustível aquecido, favorecendo a reação. Neste caso a combustão se mantém até que um dos três componentes se extinga. Essa temperatura mínima na qual a combustão consegue se manter é chamada de ponto de combustão.

Como funciona a chama de uma vela

Comece a notar uma vela acesa. Perceba que a parafina perto do pavio está sempre líquida. Agora você já sabe por quê. Aprenda outra coisa: embora exista um pavio, o que queima em uma vela (comburente) é a parafina e não o barbante do pavio.

Observe também uma coisa curiosa em filmes norte-americanos: quando um carro explode, a explosão não é condizente com a gasolina. Para a gasolina pegar fogo ela precisa vaporizar e seu vapor incendiar-se. Além disso, explosão é uma queima extremamente rápida. Como você vê, descontados os efeitos especiais para concorrer ao Oscar, a explosão é absurda.

Lembre-se então:

O que pega fogo é o vapor de um líquido;

Ponto de flash é a temperatura na qual a combustão é possível, mas não se mantém;

Ponto de combustão é a temperatura na qual a combustão consegue se manter;

Parte da energia térmica liberada pelo fogo é utilizada para manter o combustível aquecido;

Líquidos liberam vapor por evaporação mesmo em temperaturas inferiores ao ponto de ebulição.

Em tempo: para apagar o fogo da frigideira, basta cobri-la com uma tampa. Isso elimina o comburente (oxigênio) e o fogo apaga.

Fábio Rendelucci professor de Química e Física, diretor do cursinho COC-Universitário de Santos e presidente da ONG Sobreviventes.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos