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Prova ABC: prefeitos precisam "assumir sua responsabilidade" no baixo desempenho

Suellen Smosinski

Em São Paulo

25/08/2011 13h08

Para Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação, os governos municipais devem "assumir" a responsabilidade do mau desempenho dos estudantes na Prova ABC, uma vez que o ensino fundamental está nas mãos do governo municipal.

Segundo a avaliação promovida por uma parceira entre diversos institutos, mais da metade dos alunos do 3º ano do fundamental, a antiga 2ª série, não capazes de calcular o troco em uma compra. Os resultados da avaliação, que mediu a proficência das crianças em matemática, leitura e escrita, foram divulgados na manhã desta quinta (25).

A diferença de resultados nas redes pública e privada e da desigualdade entre regiões demonstram a necessidade de ação do poder público na opinião de Priscila. "A política que ser feita é para diminuir desigualdades", afirmou na coletiva de divulgação dos dados na manhã de hoje. "A criança não tem culpa nenhuma [de ter nascido nesta ou naquela região]."

Se forem comparados os dados em leitura da escola pública e privada, a primeira tem um desempenho muito inferior. Na rede dos governos municipal e estadual, mais da metade (51,4 %) dos estudantes não sabe tirar o tema de um texto que leia. Nas instituições particulares, o percentual nacional de alunos que não aprenderam o "básico" é de 21%.

Investimento em educação infantil

Para os especialistas, a melhor estratégia para reverter o cenário atual da alfabetização é investir na educação infantil, ou seja, na creche a na pré-escola.  

Há estudos que demonstram a importância dessa etapa. "A educação infantil tem uma influência muito grande no desempenho futuro da criança", afirma Rubem Klein, da Cesgranrio. "Quanto melhor a educação infantil, melhor serão os resultados [no futuro acadêmico do estudante]."

Priscila Cruz complementa: "o investimento que dá mais retorno no médio e longo prazo é a educação infantil".