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Notas médias de prova que avalia educação de SP melhoram, mas ainda estão atrás dos níveis de 2009

Rafael Targino

Do UOL, em São Paulo

07/03/2012 15h58Atualizada em 07/03/2012 18h04

As notas médias dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio de São Paulo no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) tiveram ligeira melhora entre 2010 e 2011, mas ainda não conseguiram se aproximar dos resultados de 2009. Os dados da prova, realizada em novembro do ano passado, foram divulgados nesta quarta-feira (7).

Em matemática, a nota dos alunos do 9º do ensino fundamental em matemática foram de 243,3 em 2010 para 245,2 em 2011 –ainda distante, porém, dos 251,5 em 2009. No ensino médio, as notas subiram de 269,2 no ano retrasado para 269,7 no ano passado, nota um pouco superior aos 269,4 de 2009.

Já em português, os índices praticamente ficaram estacionados no 9º ano e no ensino médio. No final do fundamental, a nota era 236,3 em 2009, caiu para 229,2 em 2010 e subiu para 229,6 em 2011. No 3º ano, as notas foram de 274,6 em 2009, recuaram para 265,7 em 2010 e tiveram o mesmo índice no ano passado.

Os maiores crescimentos foram registrados no 5º do ensino fundamental:  em matemática, houve um crescimento de 204,6 em 2010 para 209 em 2011 (contra 201,4 em 2009); em português, de 190,4 no ano retrasado para 195 em 2011.

Questionado sobre o fato de o Estado ainda estar atrás das notas 2009, o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, diz que a queda foi estancada. “Em 2011, conseguimos reverter essa queda. Está sinalizado no segmento do 1º ao 5º ano [do fundamental] que vai haver uma repercussão na sequência”, afirmou.

Níveis de aprendizagem

Houve um aumento no índice dos alunos com desempenho abaixo do básico no 3º ano do ensino médio em matemática, que subiu de 57,7% para 58,4%. Em português, aconteceu uma ligeira queda (de 37,9% para 37,5%) para abaixo do básico, mantendo-se praticamente os mesmos números nos níveis básico (de 38,3% em 2010 para 38,4% em 2011), adequado (23,3% para 23,4%) e avançado (0,6% para 0,7%)

Segundo a secretaria, o nível abaixo do básico representa aqueles estudantes que ficaram em um patamar considerado insuficiente de aprendizagem para a série em que se encontram. Já no básico, o aluno tem um conhecimento mínimo para a série que frequenta, podendo, porém, “interagir” com a proposta do ano seguinte.

Em outros níveis, houve crescimento nos níveis adequado e avançado, com uma diminuição nos índices de abaixo do básico e básico.

Desempenho em português em 2011

 Abaixo do básicoBásicoAdequadoAvançado
5º ano do fundamental17,4%37,5%32,9%12,3%
9º ano do fundamental28%55%15,2%1,8%
3ª série do ensino médio37,5%38,4%23,4%0,7%

Desempenho em matemática em 2011

 Abaixo do básicoBásicoAdequadoAvançado
5º ano do fundamental26%36,2%28,1%9,6%
9º ano do fundamental33,8%55,9%9,2%1%
3ª série do ensino médio58,4%37,1%4,2%0,3%