Topo

Com professores em greve, cerca de 600 escolas amanhecem fechadas no DF

Do UOL, em São Paulo*

12/03/2012 13h49Atualizada em 12/03/2012 18h21

Cerca de 600 escolas do Distrito Federal amanheceram com os portões fechados nesta segunda-feira (12), devido à greve de professores estabelecida na assembleia da última quinta (8). Uma das razões da paralisação é o não cumprimento da equiparação salarial com outras carreiras de nível superior do GDF (Governo do Distrito Federal). O acordo para a isonomia foi feito em abril de 2011, entre o Sinpro (Sindicato dos Professores do Distrito Federal) e o governo.

"O governo teve praticamente um ano para se planejar com seu orçamento. Não pode fazer um acordo em abril de 2011, e em  março do outro ano, dizer que não coube no orçamento final o plano de carreira dos professores. Eles alegam que o aumento não pode ser dado por conta da lei de responsabilidade fiscal”, diz Rosilene Corrêa, do Sinpro. 

“O governo continua indo para os meios de comunicação e dizendo que vem negociando conosco. Já são 113 dias de deliberação, desde o ano passado até março desse ano, e só às vésperas da assembleia que realizamos que ele sentou conosco e dialogou”, afirma Rosilene.

Professores têm que ter "paciência", diz governo

Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal, os professores têm que ter "paciência". O órgão diz que o orçamento do GDF é insuficiente para pagar o reajuste.  “Os professores não vão abrir mão da greve enquanto não houver negociação, e o governo não tem condição de negociar, até que exista possibilidade financeira de pagamento desse reajuste. Tem que prometer e executar, não adianta prometer e não cumprir o acordo”, afirma Fabiana Bandeira, assessora do gabinete da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Nem a secretaria, tampouco o sindicato, sabem dizer quantos alunos estão sem aula no Distrito Federal. A diretoria do Sinpro está reunida hoje com mais 14 regionais para discutir a greve dos professores, que não tem data prevista de encerramento. 

A greve no Distrito Federal acontece na mesma semana em que professores de todo o país planejam uma paralisação nacional de três dias para cobrar de governos estaduais e municipais o pagamento do piso nacional do magistério. A categoria promete a paralisação entre os dias 14 e 16 de março.

(*Com informações da Agência Brasil)