Topo

Inscrições para a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa já podem ser realizadas

Do UOL, em São Paulo

19/03/2012 15h20Atualizada em 19/03/2012 15h32

As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro podem ser realizadas entre hoje (19) e o dia 25 de maio, no www.escrevendoofuturo.org.br. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelos professores. Para validar o cadastro, é preciso que a secretaria estadual ou municipal de Educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado o docente – faça a adesão ao projeto.

Podem participar da Olimpíada professores de português da rede pública brasileira, seja ela federal, estadual ou municipal. Os docentes irão receber material didático do MEC (Ministério da Educação) e desenvolverão oficinas de leitura e produção de texto durante as aulas. Os textos produzidos pelos alunos devem ser enviados até 3 de setembro para uma comissão julgadora. Confira no quadro as outras etapas do programa:

Cronograma da Olimpíada de Língua Portuguesa

EventoData
Inscrição do professor e adesão das secretarias de Educação19/3 a 25/5
Oficinas nas escolas19/3 a 31/8
Comissão Julgadora Escolaraté 3/9
Comissão Julgadora Municipal10/9 a 21/9
Comissão Julgadora Estadual22/9 a 17/10
Encontros regionaisNovembro
Comissão Julgadora Nacional e Encontro NacionalDezembro

O tema da Olimpíada é “O lugar onde vivo". Cada série deverá desenvolver o tema por meio de um gênero específico: poema para 5º e 6º anos (ou 4ª e 5ª séries) do ensino fundamental; memórias para 7º e 8º anos (ou 6ª e 7ª séries) do ensino fundamental; crônica para 9º ano (8ª série) do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio; artigo de opinião para 2º e 3º anos do ensino médio.

Premiação

Na etapa estadual serão selecionados 500 trabalhos, sendo 125 de cada gênero. Os professores e alunos escolhidos nessa fase irão ganhar medalhas de bronze e livros, além de participar de encontros de formação, com visitas culturais.


Na próxima etapa, os textos serão avaliados por uma comissão regional, que irá indicar 152 professores e alunos para a final. Os selecionados nesta fase serão premiados com medalhas de prata e tablets.

Na final, que acontece em Brasília, serão anunciados vinte vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos serão premiados com medalhas de ouro e um notebook. As escolas dos vencedores ganharão laboratórios de informática, com dez computadores e uma impressora, além de projetor, telão e livros.

Lançamento

A edição de 2012 da Olimpíada foi lançada nessa segunda-feira em São Paulo e teve a participação do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O programa, criado em 2002 pela Fundação Itaú Social, foi adotado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2008 e transformado em política pública.

Para Mercadante, um ponto importante da Olimpíada, além de mobilizar os jovens, é a contribuição para a formação dos professores.

O programa conta ainda com a parceria do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do Canal Futura. A coordenação técnica é feita pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Em 2010, o projeto teve a participação de 7 milhões de alunos da educação básica e de 239 mil professores em mais de 60 mil escolas públicas.